LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje o Quinto Domingo da Quaresma, em que Jesus pergunta: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

Por trás a condenação, por pedradas – pela frente a salvação, pela misericórdia. Diante de Jesus, uma filha de Deus e diante da mulher, um Homem “encurralado” pela hipocrisia. E por conta do amor, que provém do Senhor, a sujeição às próprias máscaras, e o perdão, que condiz a liberdade plena.

A cada instante estamos diante do “bem que devemos fazer”, como também da tentação de agir pelos próprios impulsos. Como  discípulos do Amado Mestre nos detenhamos em colocar em prática a sabedoria que oriunda do Evangelho. 

A todos os irmãos e irmãs minha saudação e minha bênção!

+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

06.04.2025-5º DOMINGO QUARESMA-C