por Vívian Marler / PASCOM CNBBN2

Na manhã desta sexta-feira (03/11) o Regional Norte 2 recebeu com alegria o anúncio do Papa Francisco que nomeou Dom Jose Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV, bispo da Prelazia vacante do Marajó no Pará.

O presidente do Regional Norte 2 Dom Irineu Roman, CSJ, divulgou carta de boas vindas a Dom Ionilton, onde fala de sua gratidão em recebe-lo “É com muita alegria e gratidão, ao Papa Francisco, que o Regional Norte 2 recebe a nomeação de Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira como novo bispo da vacante prelazia do Marajó, no Pará. Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, seus irmãos no episcopado do Estado do Pará e Amapá participam vivamente da alegria desse momento e reiteram, nesta oportunidade, os sentimentos de grande amizade, respeito e admiração por vossa pessoa e pelo imenso serviço dedicado a Igreja”, escreveu Dom Irineu na carta onde também agradece os serviços do padre Kazimierz Skorski que esteve à frente da administração da prelazia enquanto vacante.

Sobre Dom Jose Ionilton Lisboa de Oliveira

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira S.D.V. nasceu na Bahia, no município de Araci, no dia 9 de março de 1962. Até hoje, 3 de novembro, estava responsável pela Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas.

Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, em 1991. Fez convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador em 2015. Professou seus votos na Sociedade das Divinas Vocações (SDV) em 21 de janeiro de 1990, e foi ordenado padre em 19 de janeiro de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci.

Atuou como vigário nas paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Justino, no Rio de Janeiro, RJ; Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe; Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista. Também foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque, em Campo do Brito; e era vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, na Arquidiocese de Feira de Santana quando foi escolhido bispo. Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória da Conquista e membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Bahia/Sergipe.

Foi nomeado prelado para a vacante Itacoatiara pelo Papa Francisco em 19 de abril de 2017, substituindo Dom Carillo Gritti, falecido em junho de 2016. Recebeu a ordenação episcopal em 16 de julho de 2017, em Araci, em cerimônia presidida por Dom Edgar Moreira da Cunha, S.D.V., bispo da Diocese de Fall River, assistido por Dom Ottorino Assolari, C.S.F., bispo da Diocese de Serrinha, e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana. Foi instalado como quarto bispo prelado da Prelazia de Itacoatiara em 30 de julho de 2017, em solenidade de posse presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo de Manaus.

Sobre a Prelazia do Marajó

A Prelazia do Marajó pertence à Provincia Eclesiástica de Belém do Pará e ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo dependente da Arquidiocese de Belém do Pará.

A Prelazia de Marajó foi erigida a 14 de abril de 1929 pela bula Romanus Pontifex do Papa Pio XI, com território desmembrado da Arquidiocese de Belém do Pará.

O território da prelazia é de 86.477,12 km², organizado em onze paróquias, abrangendo os seguintes municípios: Soure – Paróquia Menino Deus (Sé prelatícia), Breves – Paróquias de Sant’Ana, São José Operário e Santa Terezinha do Menino Jesus, Afuá – Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Chaves – Paróquia Santo Antônio, Anajás – Paróquia Menino Deus, Portel – Paróquia Nossa Senhora da Luz, Melgaço – Paróquia São Miguel Arcanjo, Bagre – Paróquia Santa Maria e Salvaterra – Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV ocupará o lugar de Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, nomeado em ,,,,, 2023 bispo de Roraima, e será o quinto bispo da prelazia que foi administrada de 1987 a 2016 por José Luis Azcona Hermoso, OAR, hoje bispo emérito; de 1965 a 1985 por Dom Alquilio Álvarez Díes, OAR, e de 1943 a 1965 por Dom Gregório Alonso Aparício.

Leia, abaixo, a carta de Boas Vindas enviada por Dom Irineu Roman a Dom José Ionilton.

CARTA DE BOAS VINDAS! (1)