por Vívian Marler / Pascom CNBBN2
Fotos: nardomonteiro e Pascom CNBBN2

 

Neste sábado (17) em que se celebra o Dia do Imaculado Coração de Maria, o novo bispo da Diocese de Cametá (PA) foi ordenado na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz no Maranhão. Dom Ivanildo Oliveira Almeida, 51 anos, escolheu para o seu lema episcopal “Ecce exiit qui Seminat  Seminare” – ‘O Semeador saiu a semear’.

A cerimônia, em clima de gratidão e festa, teve como bispo ordenante Dom Vilsom Basso, SCJ, Bispo de Imperatriz (MA), e como bispos Co-ordenantes Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Arcebispo de São Luís (MA) e Dom Francisco Lima Soares, Bispo de Carolina (MA).

 

 

Contou ainda com a participação dos bispos dos Regionais Norte 2, Norte 3 e Nordeste 5. Regional Norte 2: Dom Irineu Roman, Presidente da Regional Norte 2 e Arcebispo da Arquidiocese de Santarém, Dom José Maria Chaves dos Reis, Vice-presidente da Regional Norte 2 e Bispo Abaetetuba, Dom Antonio de Assis Ribeiro, Secretário da Regional Norte 2 e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira Correia – Arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Wilmar Santin – Bispo da Prelazia de Itaituba (PA), Dom João Muniz – Bispo da Diocese de Xingu-Altamira (PA), Dom Paulo Andreolli – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA), Dom Jesus Maria Lópes Mauleón – Bispo da Prelazia do Alto Xingu em Tucumã (PA) e Dom Vital Corbellini – Bispo da Diocese de Marabá.

O Regional Norte 3 esteve representado por Dom Giovane Pereira de Melo – Bispo da Diocese de Araguaína (TO), e o Regional Nordeste 5 por Dom Sebastião Lima Duarte – Bispo de Caxias (MA), Dom José Maria, Dom João Kot – Bispo da Diocese de Zé Doca (MA), Dom Sebastião Bandeira – Bispo da Diocese de Coaratá (MA), Dom Evaldo Carvalho – Bispo da Diocese de Viana (MA), Dom Elio Rama – Bispo da Diocese de Pinheiro (MA), Dom Valentim Fagundes de Menezes – Bispo da Diocese de Balsas (MA)

Durante a Homilia, Dom Vilsom Basso saudou, com alegria, a presença de todos os bispos, dos mais de cem sacerdotes, irmãs religiosas, diáconos e seminaristas, aos mais de duzentos representantes do povo de Cametá que estavam presentes, aos familiares de Dom Ivanildo e ao povo de Imperatriz.

Partindo do lema escolhido “O semeador saiu a semear” deixou sua mensagem ao novo bispo de Cametá “Caro irmão Ivanildo, diz a Palavra que ouvimos, que antes de formar-te no seio materno eu te conheci, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Jesus, guiado pelo Pai enviou os doze apóstolos dizendo ‘Ide’, e ao longo das gerações este tom foi sempre transmitido pela sucessão ininterrupta dos bispos, cremos que os bispos com seus presbíteros está presente entre nós, o próprio Jesus Cristo. E que pelo ministério dos bispos é Cristo que continua a Proclamar o Evangelho e a distribuir aos que creem os Sacramentos da Fé. Pela sabedoria e prudência do Bispo, é Cristo quem conduz seu povo nesta peregrinação até a felicidade eterna, não te esqueças que a partir de hoje farás parte do colégio dos bispos e poderás contar com a colegialidade, o apoio a fraternidade, o suporte de todos nós, irmãos bispos. Lembra-te que fostes escolhido pelo Senhor e colocado a serviço do teu povo. O episcopado é um serviço. Prega com coragem a Palavra sempre, como o tema que escolheste para o teu sacerdócio e agora, episcopado. ‘Saiu o semeador a semear’, então, semeia com abundância”, disse Dom Vilsom.

Pe Eduardo Cardim, representante do Clero de Imperatriz agradeceu a Dom Ivanildo pelos anos de dedicação ao povo do Maranhão “Manifesto a alegria e agradecemos pelos 22 anos de contribuição, de dedicação em nossa região, por ser este Pastor. Que nosso Senhor possa estar sempre lhe guiando”.

Para o Vigário Geral da Catedral de Imperatriz, Pe Elieser Cesar, a ordenação de Dom Ivanildo alegrou a todos [religiosos e leigos] “Alegria é o sentimento que nossa Diocese experimenta com tua ordenação episcopal. Nós te amamos e a nossa oração por ti, é que sejas sempre você, não precisas ser o que você não é, porque sendo o que você é, você haverá de cativar os corações daqueles que te esperam em Cametá, rogamos que sejas bem acolhido, como temos certeza de que isso acontecerá. Que teu ministério episcopal seja fecundo e continuemos unidos pela artéria do rio Tocantins que passa em frente a tua futura catedral que é o mesmo que passa daqui a quatro quarteirões da nossa catedral aqui, e unidos na Fé em Cristo, Deus te abençoe”, disse emocionado.

O vice-presidente da Regional Norte 2, Dom José Maria Chaves dos Reis, Bispo Abaetetuba, tem a plena convicção de que Dom Ivanildo será muito bem recebido, frente as mais de duzentas pessoas que se deslocaram até Imperatriz para a ordenação “O povo de Cametá é extremamente exagerado em acolher, e Dom Ivanildo com certeza será muito bem recebido. Esta é parte da sua comunidade, aqui está uma parte da tua grande família, a tua Igreja, os teus filhos, a Igreja amada de Cametá”, disse apresentando os representantes de Cametá a todos os presentes.

Para o presidente do Regional Nordeste 5 e Arcebispo Metropolitano de São Luis, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, a experiência de Dom Ivanildo será muito importante para a realização de sua nova missão “Nossa gratidão a Deus por ter derramado largamente a sua graça no teu coração, na tua vida e ter te preparado ao longo de sua vida para esta missão que agora te confia; e a você por ter desenvolvido esta graça na evangelização do teu povo. Nós do Regional Nordeste 5, somos doze dioceses e estamos em nove presenças no dia de hoje [os bispos das outras três por motivo de doença, não puderam estar presentes] para render graça a sua pessoa e pela missão que assumistes em nossa regional, a contribuição no Tribunal Eclesiástico e diretor do nosso instituto de formação, e temos certeza que será muito importante, a partir de agora, esta contribuição no Regional Norte 2. Que sua semeadura seja sempre a favor do Reino, por isso, te desejamos uma boa missão, um bom trabalho na Diocese de Cametá”, desejou Dom Gilberto.

Dom Irineu Roman, Presidente do Regional Norte 2 e Arcebispo da Arquidiocese de Santarém expressou a alegria de ter Dom Ivanildo na CNBB N2 “É com grande alegria que o Regional Norte 2 acolhe o novo bispo da Diocese de Cametá, somos muito gratos ao Papa pela sua escolha. E gostaria de dizer para ti, Dom Ivanildo, que o melhor amigo do Bispo é o Espírito Santo. E que você não pode esquece-lo! Neste tempo de Igreja Sinodal de comunidade, de comunhão, de diálogo é muito importante contar com a presença do Espírito Santo que nos faz discernir sempre sobre as coisas de Deus”.

 

Em seu discurso Dom Ivanildo iniciou afirmando que o Senhor está no meio de nós “Verdadeiramente Ele está no meio de nós e derrama sobre cada um de nós o seu amor e nos encaminha para o seu reino. Por isso, agradecer é um ato de amor, e nesta noite manifesto minha gratidão a todos os presentes. Eis que o semeador saiu a semear. Não tenho duvidas que sou fruto da semeadura do seu Reino. Sinto-me bem aventurado, pois vivo as maravilhas do Reino. Fui chamado desde o ventre de minha mãe para servir. Quando eu tiver que semear não me faltará esperança porque sei em quem acreditei. Aceitar a nobre missão é promover na diversidade de dons a unidade proposta pelo Senhor através do seu espírito que nos conduz e alimenta”, e finalizou dizendo “entendo que uma infinidade de pessoas irá passar pelo meu caminho, em busca de uma resposta. E espalhando a boa semente, espalharemos a boa colheita, e nesta perspectiva assumo este ministério de fazer frutificar a semente lançada como pastor a cada um de vocês que fazem a Diocese de Cametá”.

O Arquidiocesano Dom Ivanildo Oliveira Almeida, será o quarto bispo de Cametá, precedendo Dom José Altevir da Silva, C.S.Sp, que em março de 2022, foi nomeado Bispo do Prelado de Tefé.

 

 

As fotos oficiais para divulgação, econtram-se nos links abaixo. Caso sejam utilizadas, solicitamos os creditos para Credito:Pascom_da_Diocese_de_Imperatriz/Cléia Costa

Link: https://drive.google.com/drive/folders/1ufQdR2aB8h0C9dQ40rOKWCEQNzZbsv0Z?usp=sharing

Link 2:  https://drive.google.com/drive/folders/1guX1XZuBV2gmXxUzfTpQc78laO9MbgE5