DOM JAIME SPENGLER DÁ INÍCIO A SESSÃO DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB

por Vívian Marler/ Comunicação CNBB Regional Norte 2

A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) iniciou nesta manhã (10/04) em Aparecida (SP) com a Missa de Abertura no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelos membros da presidência da Conferência: o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo vice-presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral, Dom Ricardo Hoerpers.

Os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integraram a procissão de entrada. Dentre os 317 bispos presentes, estavam os bispos do Regional Norte 2 (Pará e Amapá).

Em sua homilia Dom Jaime Spengler falou sobre o amor de Deus para o seu povo, para com os bispos que precisam continuar levando este amor ao povo “Deus ama o mundo, Deus nos ama, somos amados, o amor de Deus parece loucura, amou-nos de tal modo que nos deu seu filho que ao olharmos o crucificado encontramos este amor, assim como também quando traçamos o sinal da cruz envolvemos todo o nosso ser, pensamentos, sentidos e sentimentos e atos tudo se encontra assinalados na força do amor. Porém muitos homens preferem viver nas trevas, na escuridão, porque a luz nos permite ver o que por vezes não se quer ver. E isto acontece em vários setores como o da nossa vida social, e porque não dizer também eclesial. Como pastores do Povo de Deus, somos vocacionados a acolher o amor de Deus caminho, verdade, vida, luz, pão que nos convidam a ver as diversas situações que caracterizam o cotidiano de nosso povo”, disse.

Após a Santa Missa, os bispos dirigiram-se ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida onde a Sessão de Abertura da 61ª AG CNBB, iniciou com as palavras de Dom Jaime Spengler presidente da CNBB, seguido por saudações do secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin; do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; do arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes; do reitor do Santuário N. de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo e do prefeito de Aparecida, Luís Carlos de Siqueira. A mesa de abertura foi composta também pelos demais representantes da presidência da CNBB.

Durante as boas-vindas aos presentes, o presidente da CNBB falou em sua mensagem a importância da Evangelização “a identidade e missão da Igreja não é outra do que Evangelizar, ser Sacramento de Evangelização no mundo, contamos com uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, e ao mesmo tempo somos convidados a avaliar e renovar com critérios evangélicos as estruturas para que estejam verdadeiramente ao serviço do Evangelho e da Evangelização o que requer de todos nós um caminho de discernimento e ao mesmo tempo um caminho de criatividade pastoral. Que tendo presente a identidade desta missão, estejamos em espírito de comunhão e participação para traçar indicações que respondam aos desafios dos tempos presentes, tendo sempre uma Igreja acolhedora”, disse Dom Jaime ao abrir oficialmente a 61ª Assembleia Geral.

O Núncio Apostólico no Brasil Dom Giambattista Diquattro compartilhou em sua mensagem, uma saudação do Santo Papa Francisco “Agradeço participar desta Assembleia que é, como todas as outras, uma escola privilegiada de inspiração e ação do Espírito Santo. Hoje a saudação e os bons votos são do Santo Papa Francisco que confirmam o carinho e a estima e suas orações pela Igreja Universal e pela parcela do Povo Santo de Deus que peregrina no Brasil e de igual afeto, admiração, comunhão, intenções de cordialidade de sentimentos pelo episcopado brasileiro, que trabalham com árduo empenho e admiração para que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido”, disse colocando-se a disposição dos bispos para escuta, ao longo dos dias da AG.

Cardeal Pietro Parolin saudou a todos os presentes e informou que a sua presença será mais efetiva durante o retiro “pretendo exercitar o perdão cristão ao longo desta Assembleia e com simplicidade rogo que o Espírito Santo sopre em todos nós para ouvirmos a sua voz”

O Retiro dos Bispos, cujo pregador será o Cardeal Parolin, tem início às 16h desta quarta-feira (10) e se estende por toda a quinta-feira. Como parte dos momentos de oração, neste dia, os bispos vivenciarão a celebração penitencial, às 10h30.

A CNBB estimula a Igreja e comunidades católicas no Brasil a criarem momentos de oração pela 61ª AG CNBB e a compartilhar nas redes sociais usando a hashtag #eurezopelaassembleiadosbispos.

Notícias

PENTECOSTES: ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM REALIZA DIVERSAS CELEBRAÇÕES

por Pascom / Arquidiocese de SantarémNo próximo domingo, 19 de maio, a Igreja festeja a solenidade de Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo em Jerusalém. Na Arquidiocese de Santarém as programações em nível de região...

DOM RAIMUNDO POSSIDÔNIO É NOMEADO BISPO DA DIOCESE DE BRAGANÇA (PA)

por Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2com informações CNBBO Regional Norte 2, recebeu nesta manhã (15), o anúncio de que o Papa Francisco havia aceitado o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Bragança de Dom Jesús María Cízaurre...

PROGRAMA INTERNACIONAL DE VOLUNTÁRIOS 2024

por SEDCOM / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos realizou, no último domingo (12), uma Missa de Envio de dois jovens selecionados na edição 2024 do ‘Programa Internacional de Voluntários’. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Gabriel Arcanjo que abençoou...

DIOCESE DE MARABÁ REALIZOU O IV ENCONTRO DIOCESANO DO ECC

por PASCOM / Diocese de MarabáA Diocese de Marabá realizou no primeiro final de semana de maio (04 e 05), no Colégio Clareatino, o ‘IV Congresso Diocesano do Encontro de Casais com Cristo’, que teve como tema "Dai-nos um coração semelhante ao teu - Família conforme o...

ARQUIDIOCESE DE BELÉM REALIZA ‘I CONGRESSO MARIANO DA JUVENTUDE’

por Pe Demisson Batista /  Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de BelémO Setor Juventude da Arquidiocese de Belém realizou, no sábado, dia 4, no Centro de Cultura e Formação Cristã, o ‘I Congresso Mariano da Juventude’, que reuniu cerca de 450 jovens da...

DIOCESE DE CASTANHAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO AOS CATEQUISTAS

por Isabel Costa / Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal A Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal realizou no final de semana, de 3 a 5 de maio, no Cenóbio da Transfiguração, um encontro de formação com 115 participantes, entre eles...