O Bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, celebra neste final de semana os aniversários natalício e episcopal. As comemorações desta sexta-feira, 30, foram com funcionários da Cúria Diocesana, sacerdotes e amigos do bispo que o visitaram na residência episcopal ou mandaram-lhe felicitações via telefonemas e redes sociais. A data marca o sexto aniversário episcopal do prelado. No sábado, 1º, dom Vital completa mais um ano de vida. As comemorações serão dentro de uma celebração em Marabá.
Nascido em Garibaldi (RS) em 1º de dezembro de 1959, foi ordenado presbítero em 10 de outubro de 1986. Doutor em Patrística pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma), com pós-doutorado em História da Igreja Antiga, na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), atuou em diversas paróquias de sua diocese (Caxias do Sul-RS), em especial no trabalho com a juventude e na formação teológica de presbíteros e leigos. Foi coordenador da pastoral presbiteral e vigário-geral da diocese, entre 2008 e 2011. E participou no projeto “Igrejas-Irmãs”, de nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como missionário em Cuiabá (MT) e na diocese de Ji-Paraná (RO).
Em 16 de outubro de 2012, o então Padre Vital foi nomeado bispo de Marabá pelo Papa Bento XVI. Sua ordenação ocorreu em 30 de novembro do mesmo ano no Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha-RS. Dom Alessandro Rufinonni, bispo de Caxias do Sul-RS foi quem presidiu a celebração acompanhado pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e pelo bispo de Ji-Paraná, dom Bruno Pedron. Vários bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e seminaristas também participaram da celebração.
Celebrando seu 59º aniversário natalício, dom Vital preside neste sábado, 1º, Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora do Rosário pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marabá. A comunidade fica localizada numa região próxima à ponte sobre o Rio Tocantins. Nesta celebração o bispo instituirá mais de 20 Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia que deverão atuar na área paroquial.