Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos felizes porque neste fim de semana, 19 e 20 de Outubro, sábado e domingo, teremos em Marabá, a trigésima nona edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Convidamos a todas as pessoas para que participem do Círio que ocorre sempre em um momento de fé, de esperança e de caridade. Vá lá, meu irmão, minha irmã, reze, participe das missas, cante, faça uma prece à Maria. Ela a levará ao seu Filho Jesus Cristo.

O Círio está crescendo sempre mais, graças a Deus. O Círio é uma oportunidade para a evangelização e sermos evangelizados porque todos necessitamos de conversão de vida, de espiritualidade, de rezar mais, de fazer mais para o crescimento do Reino de Deus na família, na comunidade e na sociedade.

            A Diocese refletiu como tema para o Círio de Nazaré: “A Rainha da Amazônia, alegria e amor na Diocese de Marabá”. Nossa Senhora de Nazaré é a Rainha da Amazônia, onde muitos lugares tem o círio, acontecimento eclesial de muita fé e de muito amor. Estamos no Sínodo, oportunidade para refletir a necessidade de preservar a floresta e, sobretudo, os povos originários, os povos indígenas e todo o povo de Deus, na cidade e no campo. Ela é alegria e amor: ela nos mostra o seu Filho Jesus Cristo. Por isso reze neste Círio por Você e por todas as pessoas, sobretudo as doentes, as pobres. Tudo isso é dado na Diocese de Marabá: somos diocesanos e diocesanas. Somos pessoas onde tem o povo de Deus, os ministros consagrados, os diáconos, os presbíteros, o bispo, as religiosas, os vocacionados, e pessoas de boa vontade. Vivamos a vocação que o Senhor nos concedeu com alegria e doação, com amor a Deus, ao próximo como a si mesmo.

            Que alegria e amor tenhamos um Círio mais uma vez; é a festa da fé, da esperança e da caridade. Participe do Círio. Convocamos a todos para que marquem presença neste sábado e, sobretudo no domingo de manhã, onde haverá a missa perto da catedral e em seguida haverá a caminhada do Círio com a corda da Berlinda até o Santuário, tendo mais uma missa perto das doze horas. Viva o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Viva Jesus Cristo.

POR Dom VITAL CORBELLINI

Bispo de Marabá - PA