Órgão será lançado nesta quinta, 04, e atuará como ferramenta para controle social interdisciplinar.
Por Rosa M. Martins
REPAM Brasil
Criado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM), o órgão, que será lançado nesta quinta-feira, 04 de agosto, às 19h, tem como objetivo atuar como ferramenta de controle social interdisciplinar e influenciar e aperfeiçoar as principais políticas do segmento.
Convidada para participar do evento e fazer parte do Observatório, a Rede Eclesial Pan-Amazônica terá como representante a ecóloga paraense, Ima Vieira. “Sinto-me honrada em participar do Observatório de Governança Ambiental representando a REPAM-Brasil. A complexidade dos problemas socioambientais do Brasil coloca desafios para o Estado e para a sociedade. Nos últimos quatro anos tivemos muitos retrocessos na política e nas ações ambientais no país e esse Observatório chega em boa hora para contribuir e aprimorar a dimensão participativa e plural da sociedade na busca de soluções para os problemas ambientais”.
Em entrevista à REPAM-Brasil, o presidente do Instituto de Proteção Ambiental (PROAM), Carlos Bocuhy, afirmou que a Rede reúne condições de representatividade por sua atuação em defesa de povos indígenas e grupos em vulnerabilidade, além de apoiar e proteger a diversidade biológica na região Amazônica. “Essa atuação representa um dos eixos fundamentais para a governança ambiental do Brasil, especialmente no bioma da Amazônia, que permanece sob forte ameaça de forças degradadoras”, pontuou.
Ainda, segundo Bocuhy, “reforçar por meio da boa governança ambiental esses aspectos protetivos, imprescindíveis em função das características ecossistemicas, será uma das prioridades do OGAM, que se espelha nos princípios da Política Nacional do Meio Ambiente”. E acrescentou que “será de grande valia a contribuição da REPAM-Brasil ao OGAM, no estabelecimento e fortalecimento das políticas públicas para a proteção da região”.
Um dos focos principais do Observatório será a reconstrução e melhoramento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), de acordo com, presidente do PROAM.
Para o presidente, o Sistema precisa de atualizações que acompanhem os desafios ambientais do presente e cita o desmonte sofrido no atual governo e enfatiza, também, que a instituição discutirá um modelo de desenvolvimento econômico que prioriza a sustentabilidade ecológica.
Ima Vieira comporá o grupo de cerca de 40 ambientalistas e pesquisadores que inaugurarão, nesta quinta-feira, dia 4, o Observatório de Governança Ambiental do Brasil (OGAM) e fará um pronunciamento em nome da REPAM-Brasil.
Além de Imã Vieira, destacam-se Deborah Duprat, ex-subprocuradora geral da República; Juan Manuel Velasco, ex-ministro do Meio Ambiente de Buenos Aires; José Augusto Galvão, ex-gerente da Opas/OMS de Washington; Philippe Lena, do Institut de Recherche pour le Développement (IRT), da França; José Carlos Carvalho, ex-ministro de Meio Ambiente do Brasil, entre outros.
Os interessados podem acompanhar o lançamento por meio do canal do PROAM, no Youtube.