por Basílica de São Pedro, Roma

 III Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana (World Meeting on Human Fraternity), promovido pela Basílica de São Pedro, Fundação Fratelli tutti e Associação Be Human acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro em Roma e no Vaticano. Nesta manhã (29/8) foi apresentado em coletiva ao jornalistas toda a programação do evento, na Sala de Imprensa da Santa sé.

“A fraternidade não é apenas o resultado de condições de respeito pelas liberdades individuais, nem mesmo de uma certa equidade regulamentada. […] A fraternidade tem algo de positivo a oferecer à liberdade e à igualdade”. Assim se lê na encíclica Fratelli tutti, um convite a redescobrir a força geradora da fraternidade no mundo de hoje. É precisamente deste espírito que nasce o Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana 2025, que chega este ano à sua terceira edição. O evento, promovido pela Basílica de São Pedro, está marcado para sexta-feira, 12, e sábado, 13 de setembro, em Roma, e contará com homens e mulheres em diálogo em 15 mesas temáticas, verdadeiros laboratórios de debate e projeto.

“A nossa humilde intenção é propor ao mundo o horizonte da fraternidade como chave para uma nova ordem política, uma nova ordem económica e uma nova ordem social para a existência humana. O princípio da fraternidade universal pode oferecer as coordenadas para escrever a história desta mudança de época de forma construtiva: atenta às pessoas, respeitosa das diferenças, em harmonia com a criação e garante da liberdade e da igual dignidade de cada ser humano. Como recordou o Papa Leão XIV na sua homilia de início de pontificado ‘Irmãos, irmãs, esta é a hora do amor! Juntos, como um só povo, como irmãos todos, caminhemos ao encontro de Deus e amemo-nos uns aos outros’ – declarou o Cardeal Mauro Gambetti -. A experiência das Mesas ajuda a encontrar-se e ouvir-se, conhecer-se e reconhecer-se. Redescobrir a fraternidade e escolher palavras e gestos fundados no humano pode nutrir de significados e valores a vida de instituições e empresas, hospitais e centros desportivos até à Inteligência artificial. Também na noite de 13, a fraternidade será protagonista, contada através da linguagem universal da música e das histórias de quem fez dela uma escolha de vida.”

“O mundo sofre. Guerras, solidões, novas pobrezas. Por este motivo, paramos para nos perguntarmos: o que significa ser humano, hoje? Faremos isso entre diversos, por cultura e tradição, língua e religiões, gerações e lugares de proveniência. As 15 Mesas e a Assembleia do Humano são um processo cultural e espiritual – declarou o Padre Francesco Occhetta -. Cada mesa é chamada a enfrentar um triplo desafio: definir o princípio da fraternidade no seu próprio mundo; desenvolver uma métrica para medi-lo; recolher boas práticas e agir. O desejo é o de entregar um movimento sinodal alternativo à guerra e às violências presentes no mundo. Devemos acreditar juntos: ‘A fraternidade tem algo de positivo a oferecer à liberdade e à igualdade’ (FT n.103).”

O PROGRAMA – O coração pulsante do Encontro de sexta-feira, 12 de setembro, serão as 15 Mesas temáticas: Agricultura; Ambiente e sustentabilidade; Administradores Locais; Arte e Literatura; Crianças; Economia e Finanças; Educação; Formação Política; Empresas; Informação; Inteligência Artificial; Trabalho; Saúde; Desporto; Terceiro Setor.

Estas mesas reunir-se-ão em lugares particularmente simbólicos da cidade, como o Capitólio, a FAO, a sede da União Europeia, a ABI e a Província de Roma, para sublinhar a importância de um diálogo aberto entre instituições, sociedade civil, mundo académico e da informação. Será uma oportunidade única para pôr em rede ideias, experiências e boas práticas, com o objetivo de dar concretude aos valores da fraternidade e construir em conjunto novas perspetivas para o futuro.

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

No sábado, 13 de setembro, no ambiente sugestivo da sala dos Horácios e Curiácios no Capitólio, realizar-se-á a ‘Assembleia do Humano’. Será um momento de extraordinário valor, liderado por Prémios Nobel e por representantes de instituições internacionais. Os participantes recolherão o trabalho realizado nas mesas temáticas do dia anterior e iniciarão um “percurso sinodal” com o objetivo de envolver as comunidades no mundo para reconhecer e iluminar “o que significa ser humano hoje”. Entre outros, participarão: Cardeal Mauro Gambetti, Arcipreste da Basílica de São Pedro, Vigário Geral da Cidade do Vaticano e Presidente da Fábrica de São Pedro; Graça Machel Mandela, Ativista e política moçambicana, cofundadora e Vice-Presidente de The Elders; Maria Ressa, Jornalista e Nobel da Paz 2021.

O EVENTO CONCLUSIVO – Na noite de sábado, a Praça de São Pedro tornar-se-á o centro de um evento internacional intitulado “Grace for the World” (Graça para o Mundo). No palco alternar-se-ão testemunhas e artistas de fama internacional, entre os quais o Maestro Andrea Bocelli, Pharrell Williams com o coro gospel Voices of Fire, John Legend, Karol G e o coro da Diocese de Roma dirigido pelo Maestro Marco Frisina. O espetáculo será tornado ainda mais sugestivo por uma exibição aérea de cerca de 3 mil drones e luzes a cargo da Nova Sky Stories, com imagens inspiradas na Capela Sistina. O evento será aberto ao público na Praça de São Pedro e transmitido mundialmente pelo canal do Vaticano no Youtube.

GRACE FOR THE WORLD (GRAÇA PARA O MUNDO)

* O primeiro concerto na Praça de São Pedro apresentado no âmbito do Jubileu e no encerramento do Terceiro Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana.
* A noite está sob a direção artística de Pharrell Williams e do Maestro Andrea Bocelli.
* A direção musical está confiada ao vencedor dos Grammy Awards, Adam Blackstone.
* O concerto reúne artistas, coros e vozes provenientes de todo o mundo para celebrar os valores da graça, da fraternidade, do amor e da misericórdia. Atuarão, entre outros, Pharrell com o coro gospel Voices of Fire, Andrea Bocelli, John Legend, Karol G, BamBam, Teddy Swims, Jelly Roll, Angélique Kidjo e mais de 400 coristas em representação de culturas e tradições diversas, refletindo o espírito do evento.
* O programa prevê também reflexões de vozes autorizadas do mundo da cultura, do desporto e das instituições.
* A transmissão televisiva em direto é produzida pela Jesse Collins Entertainment e dirigida por Sam Wrench, com transmissão mundial em streaming na Disney+, Hulu e ABC News Live.
* Além da música, a noite representa um apelo global à unidade – transcendendo crenças, fronteiras e ideologias – e oferecendo ao mundo uma mensagem de esperança, compaixão e humanidade partilhada.
* Grace for the World será uma expressão universal do espírito jubilar, alcançando um público mundial tanto presencialmente como através da transmissão global.

Parceiros premium do evento são De Cecco, Edison, Banca Sella, com o apoio de AIA, Intesa Sanpaolo e PwC Italia (PricewaterhouseCoopers). Os Patrocinadores Técnicos incluem Coldiretti e FIAT, com o apoio de American Airlines, Artemis Rising, Luke e Nicole Nosek, Mark e Roma Burnett, o Sr. Li Ka-shing e Synergy Productions.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/