por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
Diocese de Cametá realizou, neste domingo (25), na Zona Ribeirinha da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Mocajuba (PA), a formação ‘A Evangelização através da Pastoral do Dízimo’, que foi ministrada por Claudio Henrique da Cruz, coordenador da Pastoral do Dízimo do Regional Norte 2. Voltada para os coordenadores da Pastoral do Dízimo das comunidades cristãs da diocese, a palestra teve o objetivo de apresentar uma pastoral mais humana, que olhe para os mais necessitados.
O encontro reuniu cerca de vinte coordenadores das comunidades cristãs Santa Maria, São Joaquim, São Miguel, Santo Antônio, Santa Luzia, Santíssima Trindade e São Raimundo, que também tiveram a oportunidade de receber a formação sobre prestação de contas, que é crucial para garantir a transparência, confiança e fidelização dos dizimistas.
Os participantes puderam compreender a importância da prestação de contas, como uma forma de demonstrar como os recursos da comunidade são aplicados, gerando maior legitimidade para a pastoral e, consequentemente, fortalecendo a relação de confiança entre a Igreja e seus membros, como contou Lucileno Lisboa, coordenador do Distrito, que pode compreender melhor o objetivo da Pastoral do Dizimo, “o encontro abriu os meus olhos e o pensamento sobre o verdadeiro significado da Pastoral”.
Para o palestrante, Claudio Henrique da Cruz, o encontro foi importante para que os coordenadores compreendessem melhor o que é a Pastoral “o encontro foi absolutamente importante, devido muitos coordenadores não diferenciarem a Pastoral do Dízimo como arrecadação financeira, da Pastoral do Dízimo evangelizadora, acolhedora, que olha para os pobres. Claro que falamos sobre o que a pastoral faz com os recursos que os dizimistas contribuem e o que tem que ser feito”, disse.