por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese
Nesta primeira etapa já foi construída uma ala com quartos e banheiros. Outra ala continua em processo de construção. Também foi construída uma capela temporária, onde posteriormente será construída uma igreja. Ainda serão construídos a casa onde o casal coordenador irá morar, o espaço da marcenaria, da padaria e duas salas de formação.
Segundo Dom Irineu, os trabalhos já realizados no processo de construção da Fazenda são resultados do apoio de diversas pessoas. Ele enfatizou, em especial, o doador do terreno onde irá funcionar a comunidade terapêutica, o empresário Manoel Ivair Chaves (in memorian), que ao conhecer o trabalho da Fazenda da Esperança em outros locais, sentiu-se tocado para que também pudesse haver uma unidade na Arquidiocese, e colaborou fazendo a doação do terreno.
O Arcebispo ressaltou que no estado do Pará existem oito unidades da Fazenda da Esperança. Esta primeira unidade na Arquidiocese irá atender homens em situação de dependência química, mas que há um projeto para instalar uma unidade para mulheres. “Estamos articulando, pensando, planejando para criar aqui a Fazenda da Esperança feminina. Já tem o projeto sendo encaminhado para abrirmos a Fazenda feminina”, informou. Dom Irineu continuou agradecendo a todos que estão ajudando nesse processo: “Muito obrigado aos colaboradores e colaboradoras, todos os que estão em sintonia com este trabalho tão importante de salvar vidas, cuidar dos viciados para que eles possam aqui encontrar uma vida nova, um caminho de cura, de libertação, de salvação”.
O empresário Henrique Chaves, filho do doador do terreno, destacou sua alegria e de sua família por este momento vivenciado no último sábado, 05. “É uma forma de agradecimento em memória do nosso pai. Estamos estendendo o sonho que ele tinha, e hoje realizando a primeira etapa. Estamos aqui há mais de um ano nesse trabalho. É um prazer muito grande entregar para a sociedade uma parte da obra concluída”, salientou. Segundo ele, o projeto foi elaborado há dois anos. Ainda afirmou que a segunda etapa da obra está prevista para ser entregue em agosto deste ano.
O padre Armstrong Feitosa, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, bairro Caranazal, na cidade de Santarém, foi nomeado por Dom Irineu para ser o diretor da Fazenda da Esperança. “Este projeto vai atender até 120 acolhidos. Vai ter um casal para coordenar, onde esse casal vai morar numa casa separada aqui. Assim, a Fazenda vai funcionar. Terão muitos trabalhos da marcenaria, padaria, horta, galinhas poedeiras, tudo isso para ela [Fazenda da Esperança] ser autossuficiente”, explicou. Os produtos produzidos na padaria serão levados às paróquias onde serão vendidos. Todo o dinheiro arrecadado ajudará nos custos da Fazenda.
A Fazenda da Esperança Manoel Ivair Chaves será coordenada pelo casal Lúcio Ramos e Jardilene Andrade, que já possuem essa experiência em Macapá – AP. A atuação deles será no recebimento dos atendidos e acompanhá-los.
Jardilene explicou que assim que toda a estrutura estiver completa, o acolhido passará pela triagem e fará os exames necessários, e só depois vai para a Fazenda. “Nos três primeiros meses, o acolhido não recebe visita. Após esse período, os familiares já podem visitar. Isso deve ocorrer uma vez por mês. Nesses três primeiros meses, é o processo de habitação, com o trabalho, a convivência, a espiritualidade que também faz parte, sendo o principal. O tratamento é um ano”, explicou.
Esta etapa da construção conta com a participação de alguns dos trabalhadores da obra que são dependentes e que foram acolhidos. eles estão auxiliando na manutenção do espaço e, aos poucos conseguindo se libertar dos vícios.
A Fazenda da Esperança foi idealizada pelo franciscano Frei Hans Stapel. O surgimento ocorreu em Guaratinguetá, interior de São Paulo, com funcionamento desde 1983. Ela atende homens e mulheres que voluntariamente desejam se libertar da dependência química.
Como ajudar
Quem tiver interesse em ajudar a Fazenda da Esperança Manoel Ivair Chaves pode fazer uma contribuição via pix: Chave-pix: 05.713.128/0017-83(Paróquia São Francisco de Assis). Ao enviar a contribuição identificar na descrição do comprovante FAZENDA DA ESPERANÇA.