INAUGURAÇÃO DE ESTÚDIOS MODERNOS MARCA A TRAJETÓRIA DA RÁDIO RUAL DE SANTARÉM

por Pascom Arquidiocese de Santarém

No último sábado, 3 de fevereiro, a Rádio Rural 91.1 FM, emissora da Arquidiocese de Santarém, viveu mais um momento marcante em sua história. Neste dia foram inaugurados seus três novos estúdios, totalmente equipados com tecnologia de ponta, que não só elevam a qualidade da produção, mas também simbolizam o compromisso contínuo da emissora com a inovação e a entrega de conteúdo construtivo aos ouvintes.

A programação de inauguração começou com a Santa Missa presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém e Presidente do Sistema Arquidiocesano de Comunicação (SAC). Com ele, concelebraram os padres Walter Imbiriba, que encerrou sua missão como diretor-geral do Sistema, e Ruy Barbosa, que nesta segunda-feira, 5, toma posse como novo diretor-geral do SAC, em Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Santarém, às 18h.

Os novos estúdios foram inaugurados com uma bênção dada por Dom Irineu, que na ocasião, também abençoou a nova torre de transmissão e o novo transmissor da emissora.

Dom Irineu manifestou sua alegria com este grande avanço que a Rádio Rural tem dado nos últimos anos, com a migração para o sinal FM e, agora, os estúdios modernos. “Estamos muito felizes, porque uma grande vitória nós conquistamos, mas nenhum mérito da nossa parte, porque os méritos são daqueles que colaboraram com esta obra”, salientou.

Em sua homilia, o Arcebispo mencionou Dom Tiago Ryan, agradecendo-o por sua iniciativa para a instalação desta emissora na Igreja Particular de Santarém. E prosseguiu ao mencionar os bispos Dom Lino Vombommel, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e Dom Flávio Giovenale, que deram continuidade a esta missão e, também, aos padres, religiosos e religiosas e aos frades franciscanos.

Padre Walter Imbiriba encerrou sua missão como diretor-geral do Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Foram sete anos de dedicação em prol da Rádio Rural e da Tv Encontro. Em suas palavras de agradecimento, enfatizou que seu tempo de gestão não foi um sacrifício, “mas um aprendizado pessoal e profissional para a vida”. E acrescentou: “O Sistema Arquidiocesano de Comunicação tem escrito na sua história personagens ilustres, amados e responsáveis por plantarem essa semente que germinou e, ao caminhar para os 60 anos de existência, continua a crescer e a frutificar.”

A sra. Enoe Sussuarana, membro do Clube da Evangelização, esteve na inauguração dos novos estúdios. Desde a década de 80 ela faz parte da história da Rádio Rural. Em muitos momentos da emissora dona Enoe esteve presente, e sente muito orgulho em poder presenciar esta nova fase de modernização dos estúdios: “Eu fico muito alegre com essa mudança da Rádio, pois a emissora está acompanhando os avanços tecnológicos”.

Para a jornalista Luana Sousa, colaboradora da Rádio Rural, fazer parte da história da emissora é um sentimento de emoção e aprendizado. Ela já estava na emissora quando a rádio mudou de frequência AM para FM. “Quando eu cursava jornalismo, a Rádio Rural sempre nos foi citada com sua história, atuação e de grandes profissionais que por ela passaram. Confesso jamais imaginar que um dia poderia fazer parte dessa história da rádio. Tem sido uma experiência única e excepcional”, ressaltou.

Fundação e Primeiros Passos

No dia 5 de julho de 1964, a Rádio Rural de Santarém surgiu como uma resposta à crescente necessidade de comunicação nas vastas extensões da Amazônia. A emissora dedicou-se a levar informações, cultura local e entretenimento às comunidades rurais da região. A ligação estreita com a vida cotidiana das pessoas permitiu que a rádio se tornasse um elemento essencial nessa relação.

Expansão e Modernização

Ao longo dos anos, a Rádio Rural expandiu sua cobertura e modernizou suas instalações para acompanhar o rápido avanço tecnológico. A migração para o formato FM e a incorporação de tecnologias digitais permitiram que a emissora alcançasse um público ainda maior, enquanto mantinha sua essência de raízes profundas na cultura local, para assumir uma identidade autêntica

Compromisso Social e Cultural

Além de sua programação diversificada, a Rádio Rural de Santarém sempre se destacou por seu compromisso social, Campanhas de conscientização, apoio a causas locais e parcerias com instituições de caridade tornaram a emissora uma força positiva na construção de uma sociedade mais forte e solidária.

Um ano de FM

Em 2014, foi iniciado o processo de migração para o sinal FM com a adesão da emissora junto ao Ministério das Comunicações. E, depois de um longo tempo de trabalho, em 12 de fevereiro de 2023, a Rádio Rural migrou do sinal AM 710 para a FM 91.1, e se tornou a mais potente da região e, agora, com os novos estúdios, a mais moderna.

Notícias

A NECESSÁRIA SENSIBILIDADE BIOÉTICA DA CATEQUESE

por Dom Antonio de Assis Ribeiro, SDB Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém Para quem está lidando ordinariamente com catequizandos (crianças, adolescentes e jovens) em suas diversas etapas da Iniciação à Vida Cristã, certamente está percebendo que, cada vez mais,...

EM SANTARÉM FIÉIS DEMONSTRAM AMOR E FÉ POR NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

por Comunicação / Arquidiocese de Santarém A cidade de Santarém recebeu neste fim de semana, 13 e 14 de julho, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia. A imagem é a mesma que vai no Círio de Nazaré, em Belém. Durante esses dois...

PRESIDENCIA DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES VISITA A DIOCESE DE ÓBIDOS

  por Sedcom / Diocese de Óbidos Na noite de terça-feira, 09, aconteceu a Santa Missa em Ação de Graças pela visita da Sra. Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, a celebração foi realizada na Catedral de Sant'Ana, e...