INAUGURAÇÃO DE ESTÚDIOS MODERNOS MARCA A TRAJETÓRIA DA RÁDIO RUAL DE SANTARÉM

por Pascom Arquidiocese de Santarém

No último sábado, 3 de fevereiro, a Rádio Rural 91.1 FM, emissora da Arquidiocese de Santarém, viveu mais um momento marcante em sua história. Neste dia foram inaugurados seus três novos estúdios, totalmente equipados com tecnologia de ponta, que não só elevam a qualidade da produção, mas também simbolizam o compromisso contínuo da emissora com a inovação e a entrega de conteúdo construtivo aos ouvintes.

A programação de inauguração começou com a Santa Missa presidida por Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém e Presidente do Sistema Arquidiocesano de Comunicação (SAC). Com ele, concelebraram os padres Walter Imbiriba, que encerrou sua missão como diretor-geral do Sistema, e Ruy Barbosa, que nesta segunda-feira, 5, toma posse como novo diretor-geral do SAC, em Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana de Santarém, às 18h.

Os novos estúdios foram inaugurados com uma bênção dada por Dom Irineu, que na ocasião, também abençoou a nova torre de transmissão e o novo transmissor da emissora.

Dom Irineu manifestou sua alegria com este grande avanço que a Rádio Rural tem dado nos últimos anos, com a migração para o sinal FM e, agora, os estúdios modernos. “Estamos muito felizes, porque uma grande vitória nós conquistamos, mas nenhum mérito da nossa parte, porque os méritos são daqueles que colaboraram com esta obra”, salientou.

Em sua homilia, o Arcebispo mencionou Dom Tiago Ryan, agradecendo-o por sua iniciativa para a instalação desta emissora na Igreja Particular de Santarém. E prosseguiu ao mencionar os bispos Dom Lino Vombommel, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e Dom Flávio Giovenale, que deram continuidade a esta missão e, também, aos padres, religiosos e religiosas e aos frades franciscanos.

Padre Walter Imbiriba encerrou sua missão como diretor-geral do Sistema Arquidiocesano de Comunicação. Foram sete anos de dedicação em prol da Rádio Rural e da Tv Encontro. Em suas palavras de agradecimento, enfatizou que seu tempo de gestão não foi um sacrifício, “mas um aprendizado pessoal e profissional para a vida”. E acrescentou: “O Sistema Arquidiocesano de Comunicação tem escrito na sua história personagens ilustres, amados e responsáveis por plantarem essa semente que germinou e, ao caminhar para os 60 anos de existência, continua a crescer e a frutificar.”

A sra. Enoe Sussuarana, membro do Clube da Evangelização, esteve na inauguração dos novos estúdios. Desde a década de 80 ela faz parte da história da Rádio Rural. Em muitos momentos da emissora dona Enoe esteve presente, e sente muito orgulho em poder presenciar esta nova fase de modernização dos estúdios: “Eu fico muito alegre com essa mudança da Rádio, pois a emissora está acompanhando os avanços tecnológicos”.

Para a jornalista Luana Sousa, colaboradora da Rádio Rural, fazer parte da história da emissora é um sentimento de emoção e aprendizado. Ela já estava na emissora quando a rádio mudou de frequência AM para FM. “Quando eu cursava jornalismo, a Rádio Rural sempre nos foi citada com sua história, atuação e de grandes profissionais que por ela passaram. Confesso jamais imaginar que um dia poderia fazer parte dessa história da rádio. Tem sido uma experiência única e excepcional”, ressaltou.

Fundação e Primeiros Passos

No dia 5 de julho de 1964, a Rádio Rural de Santarém surgiu como uma resposta à crescente necessidade de comunicação nas vastas extensões da Amazônia. A emissora dedicou-se a levar informações, cultura local e entretenimento às comunidades rurais da região. A ligação estreita com a vida cotidiana das pessoas permitiu que a rádio se tornasse um elemento essencial nessa relação.

Expansão e Modernização

Ao longo dos anos, a Rádio Rural expandiu sua cobertura e modernizou suas instalações para acompanhar o rápido avanço tecnológico. A migração para o formato FM e a incorporação de tecnologias digitais permitiram que a emissora alcançasse um público ainda maior, enquanto mantinha sua essência de raízes profundas na cultura local, para assumir uma identidade autêntica

Compromisso Social e Cultural

Além de sua programação diversificada, a Rádio Rural de Santarém sempre se destacou por seu compromisso social, Campanhas de conscientização, apoio a causas locais e parcerias com instituições de caridade tornaram a emissora uma força positiva na construção de uma sociedade mais forte e solidária.

Um ano de FM

Em 2014, foi iniciado o processo de migração para o sinal FM com a adesão da emissora junto ao Ministério das Comunicações. E, depois de um longo tempo de trabalho, em 12 de fevereiro de 2023, a Rádio Rural migrou do sinal AM 710 para a FM 91.1, e se tornou a mais potente da região e, agora, com os novos estúdios, a mais moderna.

Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ‘I INTER GUARDAS’ DA PRELAZIA DO MARAJÓ

por Vívian Marler / Ascom Pascom CNBBN2A Prelazia do Marajó (PA) realiza nos dias 6 e 7 de abril, na Paróquia Menino Deus, no município de Anajás, o ‘I Inter Guarda’, com o tema “Como Guardas da Fé, Caminhemos com Jesus, Maria e José”, um retiro com o objetivo de unir...

ORDENAÇÃO DE 23 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE BRAGANÇA

por Leydson Britto / Pascom da Diocese de Bragança fotos Matheus Felipe, Marcos Vincius / Pascom da Diocese de BragançaNo último sábado (24), o Ginásio Dom Eliseu foi palco da Ordenação de 23 Diáconos Permanentes, evento marcante para a Diocese. A celebração presidida...

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2foto: MaracomVocê pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a...

III FORUM DE MULHERES DO BAIXO AMAZONAS

por Pascom / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, convida a população em geral para participar do III – Fórum de Mulheres do Baixos amazonas que realizar-se-á no município de Óbidos nos dias 21 e 22 de março de 2024, na Boate...

“PRIORIZAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ*

por Pascom Arquidiocese de BelémA Arquidiocese de Belém participa da 5ª edição do Congresso nacional para catequistas, conhecido como CATEQUISTAS BRASIL. É o 5º ano consecutivo que os catequistas de Belém marcam presença no congresso e, dessa vez, como a maior...