Em Petropólis-RJ, desde o último dia 11 está ocorrendo o Simpósio Franciscano sobre o Sínodo para a Amazônia, um evento realizado no Instituto Teológico Franciscano que segue até a próxima quinta-feira, 14 de novembro. Dois bispos e uma leiga franciscana secular do Regional Norte 2, participam do encontro: dom frei Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos-PA e presidente da CNBB Norte 2, dom frei Evaristo Pascoal Spengler, bispo prelado do Marajó-PA e Dorismeire Vasconcelos, da Diocese do Xingu – Altamira-PA.

“Defender a Amazônia e a vida dos povos originários, trabalhar pela demarcação das terras, pelo cuidado com a Floresta e com as populações que vivem naquele solo é a posição oficial da Igreja. Neste aspecto, não há escolha: ou se caminha com a Igreja ou se rompe a comunhão com ela”, afirmou dom Evaristo que proferiu a conferência de abertura do simpósio. O prelado aida trouxe para sua apresentação dados geográficos sobre a extensão amazônica e afirmou que, “a Amazônia já foi considerada o ‘pulmão do mundo’. Hoje, a ciência já deu um passo além, e a define como ‘coração biológico do mundo’, referindo-se ao dinamismo, à diversidade e à exuberância da vida que pulsa neste território”.

A programação do simpósio conta ainda com palestras de dom frei Bernardo Bahlmann, Dorismeire Vasconcelos e os professores Frei Fábio César Gomes, Frei Sandro Roberto da Costa, Breno Herrera da Silva e Moema Miranda. Confira mais informações aqui.

 

Dom Frei Evaristo, Frei Sandro Roberto, Dorismeire Vasconcelos e Dom Frei Bernardo