Por Dom Vital Corbellini
De 08 a 10 de novembro de 2019 foi realizada a Assembleia Diocesana de Pastoral em Marabá. Mais de 140 pessoas estiveram presentes tendo uma ótima participação do povo de Deus com os sacerdotes, diáconos, religiosas, seminaristas, membros de pastorais, movimentos, organismos, serviços e pessoas de boa vontade.
Na sexta-feira de noite teve o inicio com a missa e mais tarde aconteceu a abertura da assembléia diocesana. No sábado de manhã ocorreu o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, com o ver e o julgar, onde se ressaltaram o objetivo geral, o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, o olhar de discípulos missionários, a igreja nas casas. Com o agir, a Igreja em missão, o estudo das Diretrizes orientou-nos para tirar as prioridades diocesanas nos próximos 04 anos, com trabalho de grupos feitos na parte da tarde. Foram eleitas: a formação a partir da Palavra de Deus, da Iniciação à Vida Cristã, da catequese continuada e da casa comum e como segunda prioridade, a Missão tendo presente a Juventude e a caridade. Nós englobamos todas as dimensões que vieram das Diretrizes através da concepção da Igreja nas casas tendo como pilares da palavra, do pão, da caridade, e da ação missionária. Percebemos que a formação deverá se fundamentar pela Palavra de Deus, reforçando a Iniciação à vida cristã, em toda a Diocese, a catequese e da casa comum uma referência clara ao Sínodo sobre a Pan-Amazônia no qual devemos lutar pela casa comum, a casa de todos onde o Criador nos concedeu a Amazônia. Através da missão ficou ciente que se deve trabalhar a ação missionária em todas as comunidades eclesiais missionárias, juntamente com a juventude e a caridade, ajudando os mais necessitados, os pobres na sociedade e no mundo.
No domingo tivemos a programação do Calendário diocesano e o Bispo diocesano, ‘Padre Sinodal’, fez uma síntese a respeito do Sínodo da Pan-Amazônia em Roma, realizado de 06 a 27 de Outubro, cujo tema foi: A Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Foi boa a participação em relação ao Sínodo. Às 11h00min de domingo os membros da Assembleia se dirigiram para a catedral diocesana, Marabá, Pioneira, para a missa como agradecimento a Deus pela Assembleia realizada na sua participação e escolha das prioridades diocesanas, e também como encerramento do ano jubilar dos 40 anos da Diocese de Marabá, porque pelo Conselho de Pastoral do ano passado lançávamos o ano jubilar de modo que o ano festivo terminaria com a Assembleia diocesana, da qual realizamos em 2019. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro acompanhe a Diocese e leve os pedidos feitos a ela ao seu Filho, Jesus Cristo.
Louvemos a Deus Uno e Trino pela Assembleia diocesana de Pastoral, pela participação do povo de Deus, pelo clima de fraternidade entre os membros da Assembleia, pela disposição em aprender sempre mais, pelas celebrações eucarísticas, pela espiritualidade, pela escolha das prioridades diocesanas, pelo amor a Deus, ao próximo como a si mesmo. Foi muito boa a Assembleia diocesana de Pastoral da Diocese de Marabá.