Coletiva de Imprensa
Realização do 31 Grito dos Excluídos 2025 no dia 07 de setembro, em Belém.

Data e Hora: 5 de setembro – 15h
Local: Casa da Cúpula dos Povos: Travessa do Chaco, 1949. Bairro do Marco.
Entrevistados: Representantes de Movimentos Sociais, pastorais socais da igreja católica, organizações ligadas ao meio ambiente, representante da Cúpula dos Povos, movimentos socais e coletivos urbanos.

Sobre o Grito:
A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avalição do processo da 2ª Semana Social Brasileia, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994. Surgiu como forma de dar continuidade e concretizar os debates e o tema da semana “Brasil, alternativas e protagonistas”, ou “O Brasil que a gente quer”. Assim como, inspirada no lema da Campanha da Fraternidade de 95, que tinha por tema “Fraternidade e Excluídos” e lema: “Eras tu, Senhor? ”

Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito estão a de fazer um contraponto ao Grito da Independência, proclamado por um príncipe, em 1822. Nesse sentido, desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas tem como objetivo levar às ruas e praças, os gritos ocultos e sufocados, silenciosos e silenciados, que emergem dos campos, porões e periferias da sociedade.

O Grito em 2025:
Neste ano o Grito traz o lema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”, que visa refletir coletivamente sobre esse modelo de “desenvolvimento” baseado no lucro acima da vida, na destruição da Terra. Um sistema que vem colocando a vida do povo em perigo e deixado a democracia enferma.

Em 2025, é importante destacar que a votação do @plebiscitopopular caminha junto com o ’31º Grito’, mobilizando a população pelo fim da escala 6×1 e por justiça tributária. O plebiscito Popular 2025 é uma iniciativa dos movimentos sociais, centrais sindicais, juventudes, artistas, entidades de fé e partidos progressistas para ouvir a população brasileira sobre temas urgentes e pressionar por mudanças fundamentais. No dia do Grito, urnas serão espalhadas durante o trajeto da marcha.

Atividade do Grito em Belém:

📆 7 de setembro | ⏰ 8h às 12h
📍 Concentração às 8h na escadinha do cais (Av. Boulevard Castilho França, em frente à Av. Presidente Vargas) – Saída às 9h
📍 Encerramento na Praça Dom Pedro (Av. Portugal)

Este ano, o Grito também abraça o Plebiscito Popular, que propõe:

• o fim da escala 6×1 (redução da jornada de trabalho sem redução salarial),_
• a taxação dos super-ricos e
• a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil_

O Plebiscito Popular 2025 é uma grande consulta que ocorre até o Dia da Pátria, com o objetivo de ouvir o povo sobre temas cruciais como jornada de trabalho, justiça fiscal e direitos dos trabalhadores.

O lema nacional do Grito deste ano, “Vida em Primeiro Lugar. Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”, reforça a interseção entre a defesa da vida das Amazônias, Casa Comum de diversos povos indígenas, ribeirinhos, do campo, das florestas e das cidades com a democracia popular. Tudo está interligado.

É hora de ecoar nas ruas: Vida em primeiro lugar — lutar pela justiça social, pela democracia e pela nossa casa comum!

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/