IAM COMEMORA OS 180 ANOS COM PEREGRINAÇÃO E CELEBRAÇÃO EUCARISTICA NA BASÍLICA DE NAZARÉ

por Vívian Marler

Pascom CNBBN2

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemorou, hoje (9), com uma Celebração Eucarística na Basílica de Nazaré, os 180 anos de existência da obra, que tem como tripé oração, sacrifício e solidariedade.

A comemoração pelo centenário aconteceu em todo o mundo. No Estado do Pará, Belém foi escolhida para realizar uma Peregrinação Religiosa à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré e Catedral da Sé, expressando gratidão a Deus e a Virgem Maria, mãe de todos os povos por fazer dos pequenos do reino protagonistas da Evangelização, com o objetivo de mostrar o rosto e ardor missionário presente em cada criança e adolescente atuante em nossa Amazônia.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) compõe o conjunto das quatro obras pontifícias denominadas como Pontifícias Obras Missionárias (POM), que são organismos oficiais da Igreja católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

História

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China.

O bispo convocou algumas crianças francesas para rezar pelas crianças chinesas. Assim, as crianças francesas comprometeram-se a rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal, sob orientação de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Entre os compromissos da IAM destacam-se três: oração diária para as crianças do mundo todo; um sacrifício mensal (uma moeda) e a vivência da solidariedade dentro e fora do ambiente escolar. É um tempo especial e forte para despertar a liderança e o protagonismo para todas as crianças e adolescentes.

O trabalho realizado com as crianças da infância missionária é o de visitar doentes, divulgam notícias missionárias, participam em programas de TV, Rádio. São “pequenos grandes missionários”. Aprendem a amar as outras crianças, como Jesus as amou.

Notícias

CLERO JOVEM DA DIOCESE DE BRAGANÇA SE REÚNE PARA FORMAÇÃO PERMANENTE

por padre Pablo Misley / Assessor Pascom Diocese de Bragança Na última segunda e terça-feira, 15 e 16/9, os padres com até cinco anos de ordenação, conhecidos como clero jovem, reuniram-se em Ipixuna do Pará para a formação permanente anual. Trata-se de uma norma da...

PAPA LEÃO XIV REFLETE SOBRE O SILÊNCIO E A ESPERANÇA NO SÁBADO SANTO

  por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB  Em sua Audiência Geral desta quarta-feira (17/09), Papa Leão XIV conduziu uma profunda reflexão sobre o significado do Sábado Santo, dia que se segue à crucificação de Jesus e precede a...

AO CELEBRAR O SEU 70º ANIVERSÁRIO PAPA LEÃO XIV EXALTA A SANTA CRUZ

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB Em um domingo de celebração da Exaltação da Santa Cruz, o Papa Leão XIV refletiu sobre o significado da cruz como instrumento de salvação e agradeceu pelas orações em seu 70º aniversário, em um...