IAM COMEMORA OS 180 ANOS COM PEREGRINAÇÃO E CELEBRAÇÃO EUCARISTICA NA BASÍLICA DE NAZARÉ

por Vívian Marler

Pascom CNBBN2

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemorou, hoje (9), com uma Celebração Eucarística na Basílica de Nazaré, os 180 anos de existência da obra, que tem como tripé oração, sacrifício e solidariedade.

A comemoração pelo centenário aconteceu em todo o mundo. No Estado do Pará, Belém foi escolhida para realizar uma Peregrinação Religiosa à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré e Catedral da Sé, expressando gratidão a Deus e a Virgem Maria, mãe de todos os povos por fazer dos pequenos do reino protagonistas da Evangelização, com o objetivo de mostrar o rosto e ardor missionário presente em cada criança e adolescente atuante em nossa Amazônia.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) compõe o conjunto das quatro obras pontifícias denominadas como Pontifícias Obras Missionárias (POM), que são organismos oficiais da Igreja católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

História

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China.

O bispo convocou algumas crianças francesas para rezar pelas crianças chinesas. Assim, as crianças francesas comprometeram-se a rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal, sob orientação de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Entre os compromissos da IAM destacam-se três: oração diária para as crianças do mundo todo; um sacrifício mensal (uma moeda) e a vivência da solidariedade dentro e fora do ambiente escolar. É um tempo especial e forte para despertar a liderança e o protagonismo para todas as crianças e adolescentes.

O trabalho realizado com as crianças da infância missionária é o de visitar doentes, divulgam notícias missionárias, participam em programas de TV, Rádio. São “pequenos grandes missionários”. Aprendem a amar as outras crianças, como Jesus as amou.

Notícias

INSTITUTO CELEBRA OITO ANOS DE AÇÃO MISSIONÁRIA NO MARAJÓ

por IMM/Prelazia do Marajó O Instituto Missionário do Marajó às Nações (IMM) celebrou no dia 21 de outubro, oito anos de fundação e missão na Prelazia do Marajó. Fruto da ação missionária da Renovação Carismática Católica do Brasil, em resposta ao missão ad gentes,...

ROMARIA DE CASTANHAL “COM MARIA, PEREGRINOS DA ESPERANÇA”

por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal fotos de André Lameira “A Romaria aconteceu! Apressada, não porque alguém a apressou, mas porque parecia tão simples, tão fácil caminhar... Maria nos atrai; nos encanta e nos leva ao encontro de Jesus, a verdadeira...