IAM COMEMORA OS 180 ANOS COM PEREGRINAÇÃO E CELEBRAÇÃO EUCARISTICA NA BASÍLICA DE NAZARÉ

por Vívian Marler

Pascom CNBBN2

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) comemorou, hoje (9), com uma Celebração Eucarística na Basílica de Nazaré, os 180 anos de existência da obra, que tem como tripé oração, sacrifício e solidariedade.

A comemoração pelo centenário aconteceu em todo o mundo. No Estado do Pará, Belém foi escolhida para realizar uma Peregrinação Religiosa à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré e Catedral da Sé, expressando gratidão a Deus e a Virgem Maria, mãe de todos os povos por fazer dos pequenos do reino protagonistas da Evangelização, com o objetivo de mostrar o rosto e ardor missionário presente em cada criança e adolescente atuante em nossa Amazônia.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) compõe o conjunto das quatro obras pontifícias denominadas como Pontifícias Obras Missionárias (POM), que são organismos oficiais da Igreja católica que trabalham para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.

História

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China.

O bispo convocou algumas crianças francesas para rezar pelas crianças chinesas. Assim, as crianças francesas comprometeram-se a rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal, sob orientação de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Entre os compromissos da IAM destacam-se três: oração diária para as crianças do mundo todo; um sacrifício mensal (uma moeda) e a vivência da solidariedade dentro e fora do ambiente escolar. É um tempo especial e forte para despertar a liderança e o protagonismo para todas as crianças e adolescentes.

O trabalho realizado com as crianças da infância missionária é o de visitar doentes, divulgam notícias missionárias, participam em programas de TV, Rádio. São “pequenos grandes missionários”. Aprendem a amar as outras crianças, como Jesus as amou.

Notícias

FAZENDA DA ESPERANÇA EM BRAGANÇA (PA) FESTEJA 20 ANOS

 por Clementino Monteiro / PASCOM fotos Geovana Vilar, Clementino Monteiro e Junio Maia No último domingo, 6 de julho, a Fazenda da Esperança de Bragança, no nordeste paraense, comemorou seus 20 anos de atividades. A celebração contou com a presença dos fundadores da...

DOM BERNARDO JOHANNES INSTITUI E RENOVA 88 MINISTROS EM TERRA SANTA 

por Pascom Terra Santa / Paróquia Santa Isabel de Portugal/ Diocese de Óbidos Dom Bernardo Johannes, bispo da Diocese de Óbidos (PA), realizou, na manhã desta terça-feira, (8/7), no barracão comunitário de Santa Isabel, a instituição e renovação de 88 Ministros da...

IGREJA SINODAL: UM CAMINHO DE CONVERSÃO E PRÁTICAS CONCRETAS

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB O Vaticano publicou um documento da Secretaria Geral do Sínodo, assinado pelo secretário geral Cardeal Mario Grech, endereçado as Igrejas locais como uma referência a fim de continuarem o caminho...