Presente em todos os continentes e em mais de 150 países a Infância e Adolescência Missionária é uma obra pontifícia, ou seja, uma obra do Papa para toda a Igreja, que se dedica ao cuidado com a vida e a formação de crianças e adolescentes. Em 29 de maio 2022 ao celebrar sua 10° Jornada Nacional a IAM, como é conhecida mundialmente, completou 179 anos de fundação. No estado do Pará a IAM está presente em todas as dioceses e prelazias e é responsável por grande parte da Animação Missionária das paróquias e está presente ainda em colégios católicos, destacando-se como uma potente expressão missionária da Igreja na Amazônia, evangelizando através do protagonismo e dos testemunho das crianças e adolescentes que participam dos grupos.

Desde o ano de 2018 a IAM do Pará vinha sendo coordenada pelo casal Marcos Rafael Barros e Marília Brandão Barros, assessores da cidade de Ananindeua. Durante esse processo de direcionamento da obra no Pará, Marcos e Marília colaboraram com seu desenvolvimento, ampliando a implantação de novos grupos, aumentando a articulação e comunhão entre os assessores de diferentes cidades e fortalecendo a vivência do carisma da obra através da formação. No ultimo final de semana a IAM do Pará realizou o Encontro de Formação para assessores, onde acolheram a atual secretária nacional da obra Irmã Antônia Vânia Alves de Souza , que assessorou a formação realizada no sítio das Irmãs do Preciosíssimo Sangue. O encontro contou com a participação de representantes das dioceses de Cametá, Bragança, Abaetetuba, Marabá, Ponta de Pedras, das prelazias do Marajó e Alto Xingu-Tucumã e da Arquidiocese de Belém.

O encontro contou ainda, com a colaboração e participação da Coordenação Estadual da Juventude Missionária do Pará, Malilia Carvalho e Thannise Lima, assim como, do Conselho Missionário Regional Norte 2 (COMIRE) na pessoa do Padre Paolo Andreolli (Xaveriano), que celebrou a missa de envio dos assessores e abençoou a nova coordenação estadual da IAM que atuará nos próximos 2 anos. A nova Coordenação da IAM é composta por assessoras de diversas dioceses, as quais, terão a missão de orientar, articular e formar as crianças e adolescentes coordenadoras dos grupos, assim como, dos demais assessores e assessoras.

A professora Jane Cleire Ferreira de Seixas da diocese de Abaetetuba será a referencial desta nova equipe de coordenação da obra no estado do Pará. Jane Cleire é formada em Pedagogia e tem grande experiência com assessoria de grupos da IAM no município do Acará, microrregião de Tome-Açu pertencente à mesorregião do nordeste paraense. A coordenação conta ainda com a participação valiosa de Irmã Poliana da Silva Costa (Carmelita) da diocese de Bragança, Josiane da Rocha da diocese de Marabá, Regeane Cristina Pontes da Arquidiocese de Belém, Ana Beatriz Nascimento, Vanessa Abreu Mendes e Gabriela Maciel Rodrigues, ambas da diocese de Abaetetuba.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional Norte 2 deseja à nova coordenação da Infância e Adolescência Missionária do Estado do Pará muita força, coragem e profetismo, para lidar com as demandas e os desafios que se apresentam à missão da Igreja na Amazônia.

 

 

Texto por Renan Rosário, PASCOM Regional Norte 2

Fonte de Imagens: Acervo da IAM Pará