MISSIONÁRIOS VIAJAM 55 HORAS DE BARCO PARA PARTICIPAR DA V MISSÃO JOVEM NA AMAZÔNIA NO AMAPÁ

por Luiz Nascimento

ASCOM do Círio da Conceição 2023
com informações Setor 01 de Comunicação da Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Ser missionário é não desistir da missão, e assim foi a viagem de Irmã Ionice Lopes da Silva, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt,  assessora do Setor Juventude-Diocese de Xingu-Altamira-Pará e os jovens Francineia dos Santos Corrêa, Fábio Santos dos Santos, Jalile Geovana Gonçalves da Silva, Joelison Barbosa Tenório.

Enquanto os cerca de duzentos jovens começavam a chegar, ao longo do dia, a Macapá para a V Missão Jovem na Amazônia (de 9 a 17 de dezembro) o grupo missionário iniciava sua jornada de 55 horas, de barco, até Santana. Uma viagem que normalmente leva cerca de 27 horas, partindo de  Xingu-Altamira, mas que devido aos atrasos, e a estiagem do rio, transformaram-se em horas a mais de reflexão e contemplação a beleza da Criação. Acompanhe, abaixo, o artigo de Irmã Ionice, que tem a ver, exatamente, com o tema da Missão Jovem ‘O Anúncio do Evangelho da Vida no Meio do Mundo’.

 

 

 

por Irmã Ionice Lopes da Silva

“Participar da Missão Jovem é uma experiência enriquecedora, mesmo sabendo dos desafios vale a pena se arriscar. Quando participamos de algo novo diferente do nosso cotidiano, nos gera ansiedade, insegurança e medo. Mas sair da zona de conforto e do comodismo é preciso e necessário. Desde o momento que decidimos participar da Missão Jovem a preparação foi intensa, a organização do tempo devido os compromissos, pensar a parte financeira, meio de transporte se pelo rio ou por aéreo, enfim, tudo pensado e preparado com carinho.

Chegou o grande dia! A emoção é grande 

Por obra do destino, ou providência de Deus a balsa atrasou 16h para sair de Vitória do Xingu Pará com destino a Santana, Amapá. A ansiedade e a preocupação foram grandes, pois não tínhamos pensado nessa possibilidade de atraso, são coisas que acontecem e precisamos estar preparados. Foi possível fazer várias reflexões sobre este fato do atraso, tiramos várias lições.

A viagem continuou seu percurso “normal”, tranquila confiante na providência divina. Contemplar o pôr do sol, os rios, o arco-íris, a mata, o céu, conhecer e conviver com pessoas diferentes, fazer amizade foi a melhor parte e mais gratificante da viagem.

A viagem ficou mais animada e alegre quando os jovens missionários Jalile, Joelison e Francineia embarcaram no porto da cidade de Porto de Moz, mais 5 horas de viagem até Gurupá para embarcar o jovem Fábio. Chegando em Gurupá estávamos com a caravana completa, feliz e animada.

A viagem continua, afinal o destino está próximo mais ainda levará cerca de dez horas até Santana, para assim chegarmos feliz ao destino que nos alegra e deixa o coração ardente pela missão.

Somos imensamente gratos a Deus pela oportunidade de participar da Missão Jovem, momento este que vai nos trazer muitas experiências e crescimento.  Gratidão também aqueles que de uma forma ou de outra apoiaram e colaboraram para que pudéssemos participar”

… e a Missão continua até o próximo 17 de dezembro, com uma programação ricamente intensa.

Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O ‘I INTER GUARDAS’ DA PRELAZIA DO MARAJÓ

por Vívian Marler / Ascom Pascom CNBBN2A Prelazia do Marajó (PA) realiza nos dias 6 e 7 de abril, na Paróquia Menino Deus, no município de Anajás, o ‘I Inter Guarda’, com o tema “Como Guardas da Fé, Caminhemos com Jesus, Maria e José”, um retiro com o objetivo de unir...

ORDENAÇÃO DE 23 NOVOS DIÁCONOS PERMANENTES PARA A DIOCESE DE BRAGANÇA

por Leydson Britto / Pascom da Diocese de Bragança fotos Matheus Felipe, Marcos Vincius / Pascom da Diocese de BragançaNo último sábado (24), o Ginásio Dom Eliseu foi palco da Ordenação de 23 Diáconos Permanentes, evento marcante para a Diocese. A celebração presidida...

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2foto: MaracomVocê pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a...

III FORUM DE MULHERES DO BAIXO AMAZONAS

por Pascom / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, convida a população em geral para participar do III – Fórum de Mulheres do Baixos amazonas que realizar-se-á no município de Óbidos nos dias 21 e 22 de março de 2024, na Boate...

“PRIORIZAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ*

por Pascom Arquidiocese de BelémA Arquidiocese de Belém participa da 5ª edição do Congresso nacional para catequistas, conhecido como CATEQUISTAS BRASIL. É o 5º ano consecutivo que os catequistas de Belém marcam presença no congresso e, dessa vez, como a maior...