por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBBN2) participou do “Jubileu dos Jovens”, em Roma, e foi representado pela juventude da Arquidiocese de Belém (PA), Diocese de Macapá (AP) e Diocese de Humaitá (AM) sob o comando do salesiano, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo de Macapá e referencial para a juventude no Pará e Amapá.
O grupo deixou o Brasil em 19 de julho não somente para participar do Jubileu, mas para uma experiência de peregrinação “essa não é uma viagem de turismo, mas uma experiência de peregrinação, para cultivar a sensibilidade espiritual, impulsionar a fé através da Esperança, confortando assim a fraternidade com seus companheiros, para juntos buscar o sentido das coisas, das exigências, das suas atitudes, meditando a Palavra de Deus, refletindo, orando, obedecendo, evitando a dispersão, e assim crescendo como pessoa e se fortalecendo espiritualmente, para reforçar a sua vida interior. O peregrino motivado pela Esperança sonha os sonhos de Deus, sonho de um mundo melhor, anseio pela visibilidade do Reino de Deus em todo lugar. Quando o peregrino é motivado pela Esperança supera dificuldades, enfrenta desafios, cultiva o otimismo em todas as circunstâncias e não se deixa vencer pelo desânimo, nem se abater pelo cansaço, incompreensões, frustrações e conflitos”, disse Dom Antônio de Assis Ribeiro.

divulgação / Regional Norte 2 da CNBB
O grupo composto por 26 pessoas, entre o bispo referencial para a juventude, religiosos, assistentes e jovens da Amazônia, iniciou a peregrinação logo no dia da chegada em Portugal, permanecendo em Lisboa por dois dias em que conheceram os pontos turísticos religiosos da cidade, e seguida partiram rumo a Fátima, onde o ponto principal da peregrinação culminou no Santuário de Fátima. Antes da chegada a Roma passaram por Veneza, Pisa e Sinalunga aportando na tão sonhada e esperada Roma, no dia 26.

divulgação / Regional Norte 2 da CNBB | Bispos na Praça de São Pedro
Dentre as peregrinações programadas aconteceram a visita a Basílica de São Pedro, Vaticano e seus arredores, Basílica de Santa Maria Maior, Missa na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São João in Laterano (Catedral de Roma), Terme di Caracalla, Coliseu, Foro imperiale, piazza della República, Fontana di Trevi, Panteon, Piazza del popolo, piazza Navona, e a surpresa em ver de perto Papa Leão XIV, ao final da Santa Missa de boas-vindas aos Peregrinos na Praça São Pedro.

divulgação / Regional Norte 2 da CNBB
Para o jovem Andrey da Costa Souza, da Arquidiocese de Belém (PA), a reunião da juventude mundial no Jubileu reforça o amor ao Cristo “nesse Jubileu, ver essa multidão de jovens aqui presente, é simplesmente uma experiência única que nos dá a certeza, nos mostrando que o jovem,sim, é a Igreja. E a igreja só é jovem quando jovem é igreja. Isso nos mostra a esperança do futuro da nossa igreja, para que nós possamos cada vez mais acolher e amar essa juventude que, cada vez mais, ama a Cristo”.
Seguindo a programação preparada pelo Dicastério, a juventude do Regional Norte 2, participou da Jornada Penitencial no Circo Massimo onde receberam o Sacramento da Reconciliação, e de lá deram seguimento a peregrinação até a Basílica São Paulo Fora dos muros e, visitaram, ao final do dia, a Basílica Sagrado Coração de Jesus onde encontraram Padre Fábio Atard, Reitor Mor dos Salesianos, e décimo primeiro sucesso de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana.

divulgação / Regional Norte 2 da CNBB
A saída do grupo no 11o dia de peregrinação iniciou cedo, quando partiram para Tre Fontane, seguida de Missa na Capela do Martírio de São Paulo, em meio a Meditação Paulina, dando prosseguimento a programação do Jubileu dos Jovens preparada pelo Dicastério. Nos dias seguintes a visita às Catacumbas de São Calisto, onde participaram da Santa Missa presidida por Dom Antônio de Assis e concelebrada pelo padre Demison Batista, quando levou a juventude a renovarem as promessas batismais, Orações pelo Santo Padre e pela Igreja.
No sábado o grupo encontrou-se em Tor Vergata onde participaram da Vigília com o Santo Padre junto com milhares de jovens de todos o mundo, e da missa de encerramento do ‘Jubileu dos Jovens’ presidida por Papa Leão XIV, aflorando em cada um deles o amor por Jesus Cristo, renovando a fé e dando a certeza que ao retornarem as suas comunidades, todo o ensinamento vivido fortalecerá a caminhada não somente desta juventude, mas daqueles que receberão o compartilhamento das experiências vividas.

divulgação / Regional Norte 2 da CNBB
“Quero continuar a viver essa experiência marcante. É um ensinamento de vida, de fé, uma renovação de esperança de novos ensinamentos para todos nós, para que possamos levar para a nossa comunidade, para as pastorais. Essa experiência junto ao Papa foi incrível, é uma emoção enorme e não há palavras para descrever”, contou Lucas Magalhães, da Diocese de Humaitá, no Amazonas, que foi inserido no grupo do Regional Norte 2. “Ter a oportunidade de estar aqui hoje [na missa de encerramento do Jubileu], participando do Jubileu da juventude, em Roma, mas cercada por jovens do mundo inteiro. É uma experiência que quero levar de fato para a vida toda. Cada momento vivido, desde as partilhas nos encontros, a peregrinação e o grande encontro com o Papa, são momentos que me fazem reavivar ainda mais a minha fé e a minha paixão pela Igreja Católica. Ao retornar para casa, que eu possa levar comigo todos os ensinamentos que toda essa experiência, que eu tive a oportunidade de experienciar aqui”, disse Ana Laura Costa da Silva, representante da Diocese de Macapá (AP).