por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB


AIgreja Católica mobiliza sua vasta rede global de ensino para o ‘Jubileu do Mundo Educativo’, evento central no calendário do 25º Ano Santo, que se realiza sob o tema “Peregrinos da Esperança”. Agendado para ocorrer entre 27 de outubro e 1º de novembro de 2025, o Jubileu é coordenado pelo Dicastério para a Cultura e a Educação e visa posicionar a educação como um ato fundamental de esperança e um pilar para a construção de um futuro de paz e justiça. O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2 (CNBBN2) será representado pela coordenadora da Pastoral da Educação do regional, Lady Anne de Souza.

A dimensão do encontro reflete a capilaridade da presença católica no setor, trata-se da maior rede educativa do mundo, que abrange mais de 231 mil instituições escolares e universitárias em 171 países, atendendo a quase 72 milhões de estudantes. O Jubileu é o ponto de convergência de inúmeras iniciativas que buscam transformar as comunidades eclesiais em verdadeiras “Constelações de Esperança”, promovendo o acolhimento, a justiça e o desenvolvimento. A expectativa é que milhares de participantes, já com mais de 15 mil inscritos de 14 países, participem do rito da passagem da Porta Santa e de um extenso programa de reflexão.

O Santo Padre, Papa Leão XIV, assegurará uma presença extraordinária durante a semana, dedicando atenção pastoral especial ao mundo da educação. Além de celebrar missas de abertura e encerramento, o Pontífice terá encontros específicos com estudantes (30 de outubro) e educadores (31 de outubro). A ocasião será aproveitada para relançar o ‘Pacto Educativo Global’, iniciativa que visa renovar o compromisso com a educação. O Papa Leão XIV adicionará três novos objetivos aos sete já delineados pelo Papa Francisco: o desenvolvimento da vida interior, a humanização do digital e a educação para a paz.

O evento será marcado por importantes atos históricos e documentais. Em 28 de outubro, será publicado um documento pontifício em comemoração ao ’60º aniversário da Declaração Conciliar Gravissimum Educationis’, que servirá de pano de fundo para as reflexões sobre os desafios atuais das escolas e universidades católicas. Além disso, no encerramento do Jubileu, em 1º de novembro, o Papa Leão XIV proclamará São John Henry Newman Doutor da Igreja e o nomeará copadroeiro da missão educativa, ao lado de São Tomás de Aquino, reforçando o papel do pensador como inspirador da filosofia da educação.

O Jubileu do Mundo Educativo, portanto, transcende a celebração religiosa. Ele se configura como um apelo global para que famílias, educadores e instituições renovem seu compromisso com as novas gerações e para que a educação seja colocada no centro do debate público. Conforme ressaltado pelo Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério, “a educação é o novo nome da paz e coloca a esperança no mapa do presente e do futuro”, sinalizando a urgência de atualizar a proposta educativa da Igreja à luz dos desafios contemporâneos.

 Programação Diária do Jubileu

* Segunda-feira, 27 de outubro: Abertura oficial na Basílica de São Pedro com Santa Missa celebrada pelo Papa Leão XIV para as Universidades e Instituições Pontifícias.
* Terça-feira, 28 de outubro: Comemoração do 60º Aniversário da Declaração Conciliar Gravissimum Educationis e publicação de novo documento papal.
* Quarta-feira, 29 de outubro: Inauguração de exposições de arte (Viver, crer, olhar este céu e Vivian Suter) focadas em cultura, natureza e ecologia.
* Quinta-feira, 30 de outubro: Encontro do Papa Leão XIV com os estudantes na Sala Paulo VI. Realização do Congresso internacional “Constelações educativas, um pacto com o futuro” e início da proposta de oração “A escola do coração”.
* Sexta-feira, 31 de outubro: Encontro do Papa Leão XIV com os educadores na Sala Paulo VI e travessia comunitária da Porta Santa. Instalação artística “Das Raízes às Estrelas” sobre o sentido do educar. Realização da Conferência Mundial dos Reitores Universitários.
* Sábado, 1º de novembro: Santa Missa de encerramento na Praça São Pedro, celebrada pelo Papa Leão XIV, com a proclamação de São John Henry Newman como Doutor da Igreja.

…..

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp  https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/