por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2
A Fundação Pontifícia Aid to the Church in Need – ACN (Ajuda à Igreja que sofre) quer no próximo dia 18 de outubro, sexta-feira, ultrapassar o um milhão de crianças espalhadas pelo mundo unidas em oração pela Paz. Para isso convida arquidioceses, dioceses, prelazias, paróquias, pastorais, movimentos e quem mais desejar se unir em grupos neste momento de fé e esperança.
Esta iniciativa de oração já acontece há muitos anos ‘um milhão de crianças rezam o terço’ no dia 18 de outubro, e em 2023 foi registrado no site internacional da fundação, que pela primeira vez, este número foi ultrapassado.
“Rezar o Rosário não é um exercício devocional que pertence ao passado, como se fosse uma oração de outros tempos que recordamos com nostalgia. Pelo contrário, o Rosário vive uma nova primavera, por assim dizer. Isto é, sem dúvida, um dos mais eloquentes sinais do amor que as novas gerações testemunham perante Jesus e Sua Mãe Maria. No mundo atual, onde existem tantas distrações, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro das atenções, tal como fez a Virgem Maria, que guardava e meditava no seu coração tudo o que se dizia do seu Filho e o que Ele fazia e dizia”, escreveu Papa Bento XVI em 2008, e esta participação mundial vem a confirmar.
A Fundação Pontifícia ACN empenha-se conscientemente na divulgação do Terço, diante de tantas experiências da Igreja que comprovam que Deus, pela mediação de Maria na oração do Terço, oferece, mesmo nos tempos modernos, ajudas e graças especiais – em particular, graças de paz.
A vidente de Fátima, Irmã Lúcia, escreveu: “A Santíssima Virgem, nestes últimos tempos em que vivemos, deu uma nova eficácia à recitação do Rosário. De tal maneira que não há problema temporal ou espiritual, por mais difícil que seja (…) que não possa ser resolvido pelo Rosário. Com o Rosário nos salvaremos, nos santificaremos, consolaremos a Nosso Senhor e obteremos a salvação de muitas almas”.
É por isso que a ACN deseja encorajar as pessoas a duas coisas. A primeira, a unir-se a oração do Terço pela paz no mundo no dia 18 de outubro; a segunda colaborar na divulgação, fazendo com que esta campanha de oração chegue a muitos lugares, como creches, escolas, grupos de oração, rádio, televisão, plataformas digitais, redes sociais… assim como entusiasma também, em casa, os filhos e netos a rezar o Terço, fazendo com que este encontro de oração possa dar origem a um grupo de oração para crianças!
No site da Fundação ACN https://www.acn.org.br/terco-das-criancas/ existe um contador mundial, onde todos os grupos de orações poderão preencher um breve questionário informando quantas pessoas do seu grupo irão participar do terço pela paz, e em seguida poderão fazer download do kit que contém cartaz, livrinho para rezar o Terço, carta de apresentação, guia para confeccionar pulseira com dezena do Terço e desenhos para colorir.
Até o fechamento desta matéria o contador contabilizava 21.747 pessoas pelo Brasil que se propuseram a rezar o ‘Terço das Crianças’, e com certeza este número irá aumentar após você ler esta matéria, reunir seus amigos e suas crianças, e divulgar para um maior número de pessoas, para juntos com a Fundação ACN suplicarmos pela Paz Mundial!
SAIBA COMO SURGIU O TERÇO DAS CRIANÇAS
Tudo começou em 2005, quando um grupo de crianças caminhava com suas mães para um santuário de Nossa Senhora em Caracas, na Venezuela. Como o caminho era um pouco longo, o grupo todo caminhava rezando de forma bastante espontânea o Terço – bem do jeito infantil. Algumas das mamães sentiram nessa hora uma sensação muito boa, como se Nossa Senhora participasse daquela caminhada. Uma das mães então recordou que, certa vez, São Padre Pio havia dito “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, então o mundo vai mudar”.
Assim que a ACN conheceu a história, quis replicar para todo o mundo, pois acredita que a oração pura das crianças pode voar como uma flecha diretamente ao coração de Deus. Quão poderoso, é a oração do Terço, rezado pelas crianças na intenção pela paz e unidade dentro das famílias, dentro do próprio país e em todo o mundo!
POR QUE 18 DE OUTUBRO?
Na busca por uma data especial surgiu o 18 de outubro. O mês escolhido é porque é o mês do Rosário para a Igreja e, no dia 18 de outubro, celebra-se a festa de São Lucas Evangelista, quem transmitiu a história da infância de Jesus e, segundo a Tradição, esteve associado à Nossa Senhora, a Mãe de Deus. Então, pareceu à ACN que este seria um dia muito apropriado. E assim a data foi escolhida.
O Terço é uma oração pela paz, porque produz frutos de caridade. A cada Ave-Maria estamos atendendo ao pedido de Jesus para rezar sempre, sem desanimar (Cf. Lc 18,1). E rezando sempre, esperamos vencer a difícil “batalha” pela paz no mundo. E com este objetivo a Fundação ACN convida a todos a juntar-se as crianças.
SOBRE ACN
A ACN foi fundada em 1947 como uma obra de auxílio para refugiados de guerra e desde 2011 é reconhecida como Fundação Pontifícia, estando sob jurisdição do Dicastério para o Clero.
Todo ano mais de 40.000 sacerdotes, mais de 20.000 religiosas e 1 em cada 8 seminaristas no mundo recebem apoio da ACN. Além da ajuda regular com meios de transporte, formação de padres e leigos, construção e reconstrução de igrejas e seminários, apoio a mídias católicas e distribuição de material catequético, a ACN também atua em situações de emergência, como guerras e desastres naturais.
A ACN conta com escritórios em 24 países, responsáveis pela arrecadação dos recursos necessários para financiar anualmente cerca de 5.000 projetos, em mais de 130 países. O custeio de todos os projetos apoiados pela ACN provém exclusivamente de donativos privados, pois a Fundação não recebe qualquer financiamento governamental.
Além do auxílio a projetos, a ACN trabalha como advogada dos cristãos perseguidos e publica, desde 1999, o Relatório de Liberdade Religiosa no Mundo (página 20), o mais importante documento católico sobre a situação da liberdade religiosa em 196 países.
CARTAZ DO TERÇO DAS CRIANÇAS
2024-ACN-Terco-das-Criancas-CartazLIVRETO DE COMO REZAR O TERÇO DAS CRIANÇAS
2024-ACN-Terco-das-Criancas-LivretoSAIBA COMO CONFECCIONAR A PULSEIRA COM AS DEZENAS
2024-ACN-Terco-das-Criancas-Pulseira