Será realizado neste final de semana, de 13 a 15 de setembro, em Macapá-AP, o Simpósio das Famílias que, neste ano, reflete o tema: “Família e Juventude. Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. O encontro é promovido pela Pastoral Familiar da Diocese de Macapá no Centro Diocesano de Pastorais.
Na sexta-feira, 13, a partir das 18h, haverá credenciamento e acolhida. Às 19h o evento inicia com animação e a palavra de dom Pedro José Conti, bispo de Macapá-AP. O sábado inicia com a programação a partir das 08h se estendendo até o final do dia quando haverá noite cultural. No turno da tarde, os participantes poderão contar com oficinas. O domingo encerra as atividades com Santa Missa às 7h30, as palavras dos coordenadores regionais, casal Carvalho e Luciana Limão, às 11h30, e a bênção do bispo diocesano.
De acordo com Luciana Limão, coordenadora regional da Pastoral Familiar, o evento é uma abordagem no contexto do Sínodo para a Juventude ocorrido em Roma, em outubro passado. “Uma das finalidades é refletir o que os jovens esperam da família, diante do conflito de gerações, entender como os pais podem ajudar os filhos a construírem sua identidade, constituírem suas famílias com seriedade e maturidade”, afirmou.
Dentro do contexto do Sínodo da Juventude, segundo Luciana, também está abordada a questão das novas mídias e tecnologias. “A juventude hoje é conectada, queremos também avaliar essas conexões, relações que nossos filhos, sobrinhos, enfim, todos os jovens que convivem conosco estão criando para que não caiam em mídias maldosas”, destacou.