Nos dias 17 e 18 de novembro reuniram-se na Arquidiocese de Belém as coordenações dos grupos de Juventude Missionária do estado do Pará. A assembleia eletiva foi promovida pela coordenação colegiada da JM e contou com a colaboração do Conselho Missionário Regional Norte 2 (COMIRE N2).
O evento aconteceu na comunidade São Miguel Arcanjo pertencente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Ananindeua – PA, e reuniu cerca de 30 pessoas que estão na coordenação de grupos de Juventude Missionária. A assembleia oportunizou a escuta das dificuldades e anseios da JM do Estado, assim como, a elaboração de estratégias para superação das problemáticas.
A formação missionária ministrada por Renan Rosário do COMIRE N2 ressaltou a importância da articulação, do comprometimento e protagonismo da comunhão entre as dioceses para potencializar as ações dos grupos de base. “A JM não pode ‘contar com a sorte’ na ação missionária, é importante articulação, planejamento e comprometimento”, ressaltou Renan.
Leidiane Gomes coordenadora estadual da Juventude Missionária partilhou um pouco da experiência missionária no Haiti, apresentou o histórico da JM no Pará ressaltando os desafios e alegrias nos quatro anos que está coordenando. No segundo dia de atividades da assembleia realizou-se uma avaliação com pronunciamento dos membros.
Findado este momento deu-se inicio ao processo de eleição da nova coordenação da JM do estado do Pará. Eleição conduzida por Leidiane Gomes configurou-se por voto direto escrito no papel. Após a contagem dos votos elegeram-se por maioria absoluta os Missionários: Malilia Carvalho e Thanise Lima da Diocese de Abaetetuba e Carlos Isaac da arquidiocese de Belém.
Esta coordenação por sua vez irá conduzir e articular as ações missionárias dos grupos de JM no estado, no esforço coletivo para gerar comunhão entre os grupos, fortalecer as bases através de formações para os coordenadores, ampliar os horizontes através da multiplicação e a animação para missão de agentes, que estão entre as prioridades elencadas na assembleia.
Por COMIRE Norte 2