Com informações do site das POM
Teve início na tarde desta quarta, 15 de janeiro, o I Congresso Nacional e V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária. A programação iniciou às 15h com a acolhida, animação e credenciamento na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina (DF), que contou com a presença da comunidade paroquial local, religiosos e religiosas e os jovens da Juventude Missionária vindos de vários lugares do Brasil.
Perguntado sobre suas expectativas, Pe. Lidio Ramon, pároco de Santa Rita destacou “sua imensa alegria e gratidão por receber jovens de todos os estados” e espera que com a presença dos jovens missionários possa “trazer animo para a vida pastoral da paróquia”.
A jovem Thannise Lima, do Estado do Pará, destacou a expectativa por esse encontro. “Espero encontrar a alegria de uma juventude protagonista, que sai testemunhando a alegria do Evangelho, nas diversidades culturais existentes em nosso país. Que possamos voltar com ânimo para nossos grupos de base, testemunhando o amor pela Missão”.
O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Badacer Neto, reforça que, “o congresso é o ponto de chegada e de partida, pois, conclui e celebra o processo percorrido pelo triênio anterior e projeta, a partir da vivência proporcionado por ele, o próximo triênio”.
A programação segue como planejado pela comissão organizadora, que retorna com as suas atividades até o próximo domingo, onde ocorrerão partilhas, vivências e testemunhos missionários que serão protagonizados pelos jovens de vários estados.
O que vai ainda acontecer
Na quinta e na sexta os jovens terão conferências no período da manhã. Durante a tarde irão participar de oficinas e rodas de conversa. Tudo isso em preparação às atividades da Missão Sem Fronteiras, que acontecem nas comunidades locais de Planaltina, no sábado e no domingo.