por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
O Engenheiro Florestal Carlos Augusto Ramos lança livro “Cartas sobre os Créditos de Carbono”, que expõe as armadilhas e manipulações por trás dos créditos de carbono nas comunidades marajoaras, nesta quinta-feira, dia 28, às 10h, na sede do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil – CNBBN2, em Belém (Travessa Barão do Triunfo, 3151, Marco).
A Obra, é apoiada pela Comissão Pastoral da Terra – CPT, e busca conscientizar e promover novas formas de renda sustentável para proteger a Amazônia do capitalismo especulativo.
Carlos Augusto Ramos além de engenheiro florestal é também assessor da CPT no Marajó, e em sua obra reúne sete cartas escritas desde 2018, nas quais compartilha suas inquietações, pesquisas e acompanhamento das comunidades marajoaras assediadas pelo mercado internacional de créditos de carbono.
Suas cartas, expõe ainda as promessas enganosas, os contratos confusos que comprometem gerações futuras e a manipulação de lideranças que geram conflitos internos nas comunidades. O autor busca alertar para os perigos de um mercado que, sob o discurso da sustentabilidade, esconde a exploração e a especulação sobre os territórios amazônicos. “Este livro é fruto da minha preocupação com as estratégias matreiras do capital que visam lucrar com a natureza, sem se importar com as consequências para as comunidades e para o meio ambiente”, afirma Carlos Augusto Ramos.
A obra convida a uma reflexão sobre o nosso tempo e a necessidade de criar novas maneiras de gerar renda e proteger os territórios amazônicos diante de um mundo cada vez mais especulativo. “Espero que este livro ajude as pessoas a refletir um pouco mais sobre o nosso tempo e a criar importantes novas maneiras de gerar renda, novas maneiras de proteger seus territórios diante de um mundo cada vez mais especulativo”, destaca o autor.
O lançamento do livro é um convite a todos que lutam pela Amazônia a debater o tema e a construir alternativas para um futuro mais justo e sustentável. “Convido a todos e todas para debater o tema e, principalmente, criar novas maneiras de sermos criativos e criativas para a formação de um mundo melhor, cada vez mais longe, longe deste capitalismo selvagem, por sinal, superando o capital”, conclui Carlos Augusto Ramos.
“Cartas sobre os Créditos de Carbono”
A obra é apoiada pela Comissão Pastoral da Terra e pela Editora Amazônica Bookshelf. O livro é uma junção de sete cartas que mistura curiosidade, preocupação, recomendação, alerta, diálogo com todos aqueles e todas aquelas que lutam pela Amazônia, lutam pela floresta, mas também sabem das estratégias matreiras do capital.
Lançamento: dia 28 de agosto (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Sede do regional Norte 2 da CNBB – Travessa Barão do Triunfo, 3151, Marco