LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje o 33º Domingo do Tempo Comum, em que Jesus diz: “Quanto àquele dia e hora, ningém sabe – comente o Pai”. Sigamos a proposta Litúrgica, com várias sugestões, para a Celebração Dominical da Eucaristia e para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelo ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades eclesiais e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para a Catequese. Para esta última ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos enquanto crianças e adolescentes, e para jovens e adultos.
Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro a partir de Lectio Divina (Evangelho de Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade cresce com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
Em tempos de tantas ações contrárias a vida humana e a casa comum, feliz e prudente é quem percebe que Deus continua agindo e cumprindo sua promessa de amor e fidelidade para com seus filhos e filhas. A missão de Jesus e, por conseguinte, do seu discipulado de todos os tempos e lugares é o continuo anúncio desta verdade, mesmo que custe a própria vida.
Permaneçamos atuando por meio da fé, da esperança e da caridade.
A todos os irmãos e irmãs minha saudação e minha bênção!
+Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém