Seguindo a execução do “Fermentando a Paz”, a Diocese de Marabá reuniu 30 lideranças para fortalecer e refletir sobre a Pastoral de Conjunto, proposta principal do projeto. O evento ocorreu no último dia 23 de junho, na Chácara do Bispo, em Marabá-PA. O bispo diocesano, dom Vital Corbellini fez abertura do encontro e afirmou que a busca pela unidade é marca importante do missionário. “Caminhar unidos é preciso para vivermos a missão”, afirmou.

Após a oração de abertura, o evento seguiu com as orientações e palestras do prof. Francisco Araújo, OFS, e da profª Ladyanne Souza. 

De acordo com o prof. Francisco Araújo, também articulador regional da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio-Transformadora, foram muitos os enfoques tocados pela formação. “Chamaram a atenção questões inerentes à prática pastoral como o perfil do agente e a superação do ‘amadorismo’ para uma verdadeira ação social transformadora: sensibilidade, solidariedade, profetismo, misericórdia, espiritualidade libertadora, missionariedade, comprometimento, técnica e organização pastoral. Para isto, é fundamental que as pastorais realizem retiros, formação continuada, prática pastoral orgânica, conversão ecológica (Urbana e rural) e incidência política”, contou.

Francisco ainda destacou a organização do encontro percebida na elaboração de uma cartilha, folha de cantos e slides que serviram como subsídios para os participantes que ainda puderam rezar e refletir com várias fundamentações bíblicas, como por exemplo: Lc 10, 25-37 (Parábola do Bom Samaritano). E ainda, fundamentos da Pastoral de Conjunto, Organograma da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sócio-Transformadora, Encíclica Evangelii Gaudium e Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

Os participantes chamaram a atenção para a necessidade de aprofundarem as diversas fases da sustentabilidade: espiritual/ pastoral, administrativa/técnica, financeira e política. Durante o encontro, houve ainda uma Celebração Eucarística em conjunto com o Conselho Missionário Diocesano (COMID) que se prepara para o mês de outubro, extraordinariamente destinado para a realização de atividades missionárias em todo o mundo. 

Projeto – O objetivo geral do Projeto Fermentando a Paz é “formar agentes capacitadores para trabalharem com a Pastoral de Conjunto em cada diocese de Norte 2, construindo fraternidade, fermentando a cultura da paz e o fortalecimento da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora – CEPAST rumo a superação da violência nos princípios da Doutrina Social da Igreja”.  Na diocese de Marabá, participaram diversas pastorais, organismos e movimentos como: Juventude, Pessoa Idosa, Carcerária, Familiar, Criança, Aids, CPT, RCC, Mães que oram pelos filhos, Terço dos homens, ECC, Catequese, CEB’s, COMID, Seminaristas, Sociedade São Vicente de Paulo, Irmãs Franciscanas Catequistas, Irmãs missionárias de Cristo e Ordem Franciscana Secular.