As paróquias e comunidades da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã recebem entre os dias 16 a 24 deste mês, mais de 50 jovens do Brasil através do projeto “Missão Jovem na Amazônia”, promovido pela Comissão para Juventude da CNBB. Dom Antônio Assis que é bispo de Belém do Pará está acompanhando parte desta juventude que foi destinada à Paróquia de São Félix do Xingu para animar as comunidades da mesma.
Dom Antônio Assis Riberio faz parte desta Comissão Nacional e é referencial da juventude no Regional Norte 2 (Pará e Amapá) da CNBB. Ao Percorrer as comunidades do Setor Nereu (área rural), a qual possui mais de 20 Igrejas particulares, Dom Antônio juntou-se à está juventude para conhecer a realidade local, através de visitas às famílias, idosos e doentes, assim como, animar a juventude local.
Uma das Igrejas visitadas foi a comunidade São Luiz à mais de 20 quilômetros do centro de São Félix do Xingu, local onde os Jovens que pertencem a diversas cidades como Oiapoque no Amapá, Mossoró no Rio Grande do Norte, Ponta Grossa no Paraná e Belém do Pará, dentre outras, puderam vivenciar a experiência de uma Igreja em Saída. Estes jovens estão sendo acolhidos na casa de famílias e estão visitando outras famílias.
Esta experiência tem sido enriquecedora, e tem ajudado a animar mutuamente a caminhada desta juventude, como ressalta a jovem Izadora Silva de Melo, do Estado do Paraná, “Eu nunca havia saído para tão longe do meu estado, e fui enviada por Deus para estar aqui conhecendo essa realidade tão diferente da minha”. De modo semelhante, os jovens do local também têm sido animados por esta partilha.
Como a jovem Gabriela Campos Gomes do setor Nereu que, a partir da visita desta juventude em sua Comunidade Nossa Senhora Aparecida, aceitou o desafio de coordenar um novo grupo de jovens deste setor. Gabriela reconheceu as dificuldades desta missão, mas deu seu “SIM” para esse desfio lançado pelo bispo Dom Antônio Assis. Esta missão segue renovando e animando às famílias desta e de diversas comunidades da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã.
“Missão Jovens na Amazônia” é um sinal da presença de Deus, que não esquece dos seus filhos e filhas, e enviou estes jovens missionários para partilharem suas experiências e descobrirem suas próprias dificuldades e potencialidades diante dos desafios da missão. A Igreja da Amazônia sente-se reconhecida e alegre com a presença e o testemunho desta juventude que não teve medo de assumir este compromisso, atendendo ao chamado de Deus.
Para saber mais sobre o que ainda vai acontecer nos próximos dias durante esta missão, acompanhe as atualizações desta página. Para acessar mais fotos dos momentos vivenciados pelos jovens nesta missão clique neste LINK!
Texto e Imagens: Renan Rosário, PASCOM Regional Norte 2.