por Vívian Marler / Assessora de Comuicação do Regional Norte 2 da CNBB

Entre os dias 25 e 29 de agosto, a cidade de Tocantinópolis (TO), foi palco do ‘VII Nortão de Presbíteros’, um encontro que reuniu padres dos Regionais Norte I, Norte II, Norte III e Noroeste da CNBB. Com o tema “Presbíteros Comunicadores da Esperança” e o lema “Que o Deus da Esperança vos encha de toda alegria e paz”. O evento proporcionou um espaço de reflexão, partilha e fortalecimento da caminhada sacerdotal na Amazônia. Os representantes do Regional Norte 2 foram padre Laelson Lima da Arquidiocese de Santarém, padre Francinaldo Ferreira e padre Sandro Giovanni da Diocese de Cametá, e os padres Cleyton Bandeira e Márcio Baia da Diocese de Abaetetuba. 

Dom Edson Oriolo, bispo de Leopoldina (MG), assessorou o encontro, abordando a relação entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Em suas reflexões, Dom Edson destacou o potencial do universo virtual do multiverso para a evangelização e o trabalho pastoral, alertando também para os riscos do uso inadequado dessas ferramentas.

Para o padre Francinaldo Ferreira, da Diocese de Cametá, o encontro foi um momento importante para refletir sobre o cansaço do sacerdote e buscar motivação para continuar a missão. “A convivência, a oração e a vida fraterna são momentos importantes que acontecem durante o encontro. Estamos saindo daqui motivados e alegres”, afirmou.

“Sob a orientação de Dom Edson Oriolo, Bispo de Leopoldina, refletimos sobre como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para aprimorar nosso ministério. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa missão e vocação, vivenciando em espírito fraterno as diversas dimensões da vida ministerial, como a oração, a atualização teológica e pastoral. Fortalecidos pela comunhão das Igrejas Particulares presentes nos regionais da CNBB, esperamos levar essa experiência de comunhão, participação e missão aos presbitérios de nossas dioceses, fortalecendo a missão de cada presbítero”, disse padre Cleyton Bandeira da Diocese de Abaetetuba.

O padre Laelson Lima, da Arquidiocese de Santarém, ressaltou a importância da comunhão e da fraternidade entre os presbíteros, bem como a oportunidade de conhecer novas realidades e culturas. “O tema que mais me chamou a atenção foi a inteligência artificial, que nos chama a atenção para as novas realidades e os desafios que temos com a tecnologia”, disse.

Já o padre Sandro Giovanni, também da Diocese de Cametá, destacou a relevância do encontro para a troca de experiências e o fortalecimento do ministério presbiteral.

O VII Nortão de Presbíteros se consolidou como um espaço de comunhão, aprendizado e renovação para os padres da Amazônia, impulsionando-os a serem comunicadores da esperança em seus contextos pastorais.

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/