A Vida Sacramental da Igreja é marcada, a cada final de ano, pela celebração de diversos Sacramentos. De batizados, celebrações de Primeira Eucaristia e Crisma, os bispos também celebram as Ordenações Presbiterais. Trata-se de um marco histórico para cada Igreja Particular que consagra um novo ministro eleito do meio do Povo, formado e, a partir da Ordenação, enviado para o anúncio do Reino de Deus.
No Regional Norte 2 (Pará e Amapá), vários bispos celebraram nos últimos dias, e ainda seguem nos próximos, as Ordenações.
- Arquidiocese de Belém:
A Arquidiocese de Belém que está em festa pelos 300 anos de criação da Diocese, celebra a chegada de sete novos Padres na Igreja. Desde o dia 15 de novembro, o arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, preside as Celebrações.
Antônio Johnes da Silva Barbosa foi ordenado sacerdote com a celebração ocorrida na Paróquia Cristo Rei, em 15 de novembro. Da Congregação dos Filhos da Divina Providência (Orionitas), Pe. Antônio Johnes tornou-se o primeiro orionita paraense.
Em 30 de novembro, dom Alberto ordenou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o primeiro de seis novos padres diocesanos: Paulo Victor de Oliveira Dourado. A celebração contou com a presença de diversos padres e lotou o templo localizado em Ananindeua-PA.
Já no dia 07 de dezembro, o metropolita ordenou na Catedral Metropolitana de Belém o jovem Danilo Brandão dos Santos, cuja formação se deu no Seminário Redemptoris Mater, do Caminho Neo-Catecumenal. Padre Danilo é natural de Ubiratã-PR, e iniciou sua caminhada vocacional em Brasília-DF, quando ingressou no seminário Redemptoris Mater e cursou dois anos de Filosofia. Depois seguiu em missão na Galileia e Jerusalém, em Israel, depois pelo centro sul da Bahia até chegar a Belém, em 2013. Aqui cursou quatro anos do curso de Teologia e foi ordenado diácono.
No dia seguinte, Solenidade da Imaculada Conceição, o Diácono Paulo Felipe dos Santos recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Belém-PA. A cerimônia contou com uma caravana oriunda de Passo do Camaragibe-AL, cidade natal de Padre Paulo Felipe que, nos agradecimentos, recordou sua caminhada e o chamado que Deus o fez na sua infância, bem como a vida missionária na Comunidade Obra de Maria, por onde passou, e a chegada a Belém.
Foi também em uma data mariana e na “casa” da Rainha da Amazônia que o Diácono Alan Henrique Campos Silva recebeu a ordenação das mãos de dom Alberto. Primeiro padre da Comunidade Maíra, o sacerdote está incardinado na Arquidiocese de Belém. Mais que isso, em sua mensagem final, Padre Alan convocou todos os missionários da comunidade à frente do Altar da Basílica Santuário de Nazaré e renovou o compromisso de serviço da nova comunidade à Igreja de Belém do Pará.
Ainda ocorrerão duas ordenações na Arquidiocese: o Diácono Francimar Ferreira Lopes será ordenado neste sábado, 14, em Santa Bárbara do Pará, em cidade homônima. Como padre, Francimar deverá ser pároco desta paróquia a partir do próximo janeiro. Encerrando as ordenações, o Diácono Leonardo Matias de Carvalho será ordenado em sua Paróquia-Mãe, Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci, no próximo dia 21 de dezembro, às 19h.
- Diocese do Xingu:
Na Diocese do Xingu-Altamira, o bispo diocesano, dom frei João Muniz, teve a alegria de ordenar primeiro padre destes três anos em que conduz a Prelazia/Diocese do Xingu. O Diácono Rozivan de Jesus foi ordenado na noite do último sábado, 07, na frente da Paróquia São Brás, em Porto de Moz-PA.
A Missa Campal agregou centenas de pessoas na frente da Matriz da cidade. O neo-sacerdote será vigário paroquial em Altamira-PA, na Paróquia Imaculada Conceição.
- Diocese de Marabá:
No dia 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, no Ginásio Irmã Theodora (Paróquia Sagrada Família), em Marabá-PA, foi ordenado presbítero o Diácono Fabrício Rodrigues dos Santos por Dom Vital Corbellini, bispo de Marabá. A celebração contou com a presença de centenas de fiéis, bem como seminaristas, padres e religiosos.
“É sempre Deus quem chama as pessoas e a resposta humana deve ser na maior gratuidade para que assim as pessoas vejam a alegria da doação ao Reino de Deus pela própria pessoa. É preciso dar a vida, assim como Jesus Cristo deu a sua vida pela salvação da humanidade. O sacerdote é chamado a ser mestre, assim como Jesus o foi ouvindo a Palavra de Deus e proclamando-a aos outros. É também sacerdote para santificar o povo através dos sacramentos, sobretudo, o da Eucaristia. É também pastor para reunir o povo de Deus ao redor do Cristo Jesus, o Pastor dos pastores e da Igreja. O sacerdote é chamado a viver na humildade, na obediência ao bispo, e procure viver a espiritualidade, a oração, sendo uma pessoa de oração para superar as cruzes, as dificuldades do dia-a-dia”, disse dom Vital.
- Diaconais:
Antes da Ordenação Sacerdotal, cada eleito é ordenado Diácono, recebendo deste modo o primeiro grau do sexto sacramento da Igreja.
A Diocese de Óbidos presenciou a confirmação da vocação de Rodrigo Alan Nunes Santos, de 30 anos, natural de Pirapora-MG. O jovem foi ordenado diácono pela imposição das mãos e oração consecratória do bispo diocesano, dom frei Bernardo Bahlmann, no dia 15 de novembro, na Catedral Sant’Ana, em Óbidos-PA.
No domingo, 24 de novembro, dom Jesus Maria Berdonces, bispo de Bragança, celebrou na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Bonito-PA, a ordenação de três diáconos transitórios para a Diocese de Bragança. Os mesmos já concluíram os estudos no seminário há algum tempo, e já estavam no estágio pastoral.
Trata-se dos jovens Manoel Flávio, que está no estágio pastoral em Tracuateua-PA; José Fernando, que está executando o estágio pastoral em Garrafão do Norte-PA; e Lenilson Ferreira, que está no estágio pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Bragança-PA).
A Diocese de Cametá testemunhou esta etapa importante na vida de João Paulo Pantoja que foi ordenado diácono por dom José Altevir da Silva, bispo diocesano, na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila Maiauatá, em Igarapé-Miri-PA, às 18h30 do último 12 de dezembro. A celebração ganhou um marco histórico também por ser a primeira ordenação realizada por dom Altevir que chegou na diocese em dezembro de 2017.
A Diocese de Abaetetuba ganhará novo diácono no próximo dia 27 de dezembro. O Seminarista Sérgio Brabo Gonçalves será ordenado por dom José Maria Chaves dos Reis na Igreja São José, Acará-PA. A celebração iniciará às 18h.
A Diocese de Marabá fecha o ciclo de Ordenações no dia 31 de janeiro de 2020. Na Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro serão ordenados diáconos os Seminaristas Guilherme e Sebastião Santiago.