por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB
com informações (+foto) Vaticano News
Ao meio-dia de hoje, (7h horario de Brasília), o Santo Padre Leão XIV apareceu na Loggia Central da Basílica Vaticana para recitar a oração do Regina Caeli (Rainha do Céu) com cerca de 150 mil fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.
A Oração Regina Caeli originou-se no século X ou XI, e associa o mistério da encarnação de Deus com o evento pascal. É uma oração rezada durante o tempo pascal, e em alguns tempos litúrgicos, os cristãos rezam o Ângelus.
Antes da oração, Papa Leão XIV proferiu algumas palavras aos presentes na Praça de São Pedro, falando, ao iniciar, de sua alegria em começar seu serviço como Bispo de Roma, no domingo do Bom Pastor, e o quarto do tempo Pascal, e pediu orações pelas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada, enquanto também “vivemos em serviço uns aos outros” para que possamos “caminhar no amor e na verdade” em nossa jornada de vida.
Leia abaixo o texto de seu pronunciamento:
“Queridos irmãos e irmãs, bom domingo! Considero um dom de Deus o fato de que o primeiro domingo do meu serviço como Bispo de Roma seja o do Bom Pastor, o quarto do tempo da Páscoa. Neste domingo, sempre se proclama na Missa o Evangelho de João no capítulo décimo, em que Jesus se revela como o Pastor verdadeiro, que conhece e ama as suas ovelhas e por elas dá a vida.
Neste domingo, há sessenta e dois anos, celebra-se o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. E além disso, hoje Roma acolhe o Jubileu das Bandas musicais e dos Espetáculos populares. Saúdo com afeto todos estes peregrinos e agradeço-lhes porque com a sua música e as suas representações alegram a festa, a festa de Cristo Bom Pastor: sim, é Ele que guia a Igreja com o seu Espírito Santo. Jesus no Evangelho afirma conhecer as suas ovelhas, e que elas escutam a sua voz e o seguem (cf. Jo 10,27). De fato, como ensina o Papa São Gregório Magno, as pessoas «correspondem ao amor de quem as ama» (Homilia 14, 3-6).
Hoje, portanto, irmãos e irmãs, tenho a alegria de rezar convosco e com todo o Povo de Deus pelas vocações, especialmente pelas do sacerdócio e da vida religiosa. A Igreja precisa tanto delas! E é importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta, encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos credíveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos. Façamos nosso o convite que o Papa Francisco nos deixou na sua Mensagem para o Dia de hoje: o convite a acolher e acompanhar os jovens. E peçamos ao Pai celeste para sermos os “uni para os outros, cada um de acordo com o seu estado, pastores “segundo o seu coração” (cf. Jer 3,15), capazes de ajudar-nos uns aos outros a caminhar no amor e na verdade. E aos jovens digo: “Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e de Cristo Senhor!” Que a Virgem Maria, cuja vida foi toda uma resposta ao chamado do Senhor, nos acompanhe sempre no seguimento de Jesus”.
Após a oração, Leão XIV, relembrou com tristeza as guerras e conflitos que aconteceram e acontecem no mundo, e apelou para “Nunca mais a Guerra” aos ‘grandes do mundo’. E enviou uma saudação especial a todas as mães vivas e uma oração as que já estão no Céu, desejando ao finalizar o encontro com o povo-de-Deus um “Feliz festa a todas as mães! Obrigado a todos vocês! Bom domingo a todos!”.
Leia abaixo a última parte de suas palavras aos fiéis:
“Irmãos e irmãs, a imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, após causar 60 milhões de vítimas. No atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como o Papa Francisco afirmou repetidamente, eu também me dirijo aos grandes do mundo, repetindo o apelo sempre atual: “Nunca mais a guerra!”.
Levo no meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano. Que se faça o possível para chegar o mais rápido possível a uma paz autêntica, justa e duradoura. Que todos os prisioneiros sejam libertados e que as crianças possam voltar para suas famílias.
Estou profundamente entristecido com o que acontece na Faixa de Gaza. Que o fogo cesse imediatamente! Que se preste socorro humanitário à exausta população civil e que todos os reféns sejam libertados.
Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão e espero que, através das próximas negociações, se possa chegar em breve a um acordo duradouro. Mas quantos outros conflitos existem no mundo! Confio à Rainha da Paz este sincero apelo para que ela o apresente ao Senhor Jesus para obter o milagre da paz.
E agora saúdo com afeto todos vocês, romanos e peregrinos de vários países. Saúdo os membros da British and Foreign Bible Society, o grupo de médicos de Granada (Espanha), os fiéis de Malta, Panamá, Dallas (Texas), Valladolid, Torrelodones (Madrid), Montesilvano e Cinisi (Palermo). Saúdo os participantes da manifestação “Escolhemos a vida” e os jovens da Fraternidade Santa Maria Imaculada e São Francisco de Assis de Reggio Emilia.
Hoje na Itália e em outros países celebra-se o Dia das Mães. Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu.
Feliz festa a todas as mães! Obrigado a todos vocês! Bom domingo a todos!“