Com informações do SEDCOM Óbidos
Durante o intervalo de uma semana entre as posses episcopais e instalações de circunscrições eclesiásticas no Regional Norte 2, o Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, permaneceu no estado do Pará e fez visitas, incluindo à Diocese de Óbidos e à Prelazia de Itaituba.
Ainda no domingo, 2, mesmo dia em que presidiu a instalação da arquidiocese de Santarém e posse de dom Irineu como primeiro arcebispo metropolitano, dom Giovanni viajou a Óbidos, sede da diocese de mesmo nome, cujo bispo é dom Bernardo Bahlmann, presidente da CNBB Norte 2. À noite, foi realizada a missa dominical para dar as boas-vindas ao embaixador papal no Brasil, com a presença de Francisco Belotti, fundador dos Franciscanos na Providência de Deus, religiosos da congregação franciscana e de dom Bernardo.
A visita do embaixador papal aconteceu no início do mês de fevereiro entre os dias 02 a 05 na sede da Diocese, com a celebração eucarística na Catedral de Sant’Ana na noite de domingo (02), no centro da cidade e contou com a presença de vários fiéis e religiosos diocesanos. Com uma programação intensa pela cidade, desde celebrações de missa a visitas a comunidades ribeirinhas, Dom Giovanni se mostrou muito contente com as atividades realizadas na região.
Em expedição com o Barco Hospital Papa Francisco à Comunidade Maria Tereza, que fica a alguns quilômetros da cidade, o Núncio Apostólico disse estar impressionado com receptividade do povo, mas também com dificuldade geográfica e logística para se levar recursos, assistência médica e mantimentos a pequena ilha e manifestou alegria ao saber que o recém ordenado Diácono Agnaldo – primeiro diácono permanente do oeste do Pará – reside no local. “ É a primeira vez que venho, mesmo assim, eu ouvi falar várias vezes daqui e é uma esperança trazer o Barco Hospital até aqui” disse o dom Giovanni.
Segundo o Núncio Apostólico, foi “uma experiência única, fantástica” estar conhecendo as realidades Amazônicas da igreja: “eu vi o carinho dessas pessoas com a gente, foi uma experiência de humanidade, de ver os irmãos cuidando de outros irmãos mais carentes”. E completou: “somos todos iguais, temos que cuidar um do outro, no amor mútuo”.
Nos seus últimos dias de expedição pela cidade de Óbidos, o embaixador do Papa no Brasil visitou vários projetos mantidos pela diocese, como o Cultura pela Paz, que atende os jovens e fica localizado no Bairro S. Francisco; também o Centro Educacional Bom Pastor que fica numa área de risco da cidade e a Fazenda da Esperança Santa Clara, coordenada pelo Padre Lázaro, há alguns quilômetros da cidade. Levou uma palavra de esperança do Papa e da Igreja aos jovens internos que lá buscam uma vida nova.
O Núncio Apostólico – Um Núncio Apostólico tem duas funções no país: ser o representante do Papa e do estado do Vaticano, por isso ele tem o status de embaixador. Dom Giovanni D’Aniello exerce esta missão no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Em sua função pastoral, o Núncio também é responsável para indicar ao Papa a nomeação dos bispos.
O clérigo já foi Núncio Apostólico na República Democrática do Congo no período de 2001 a 2010, quando foi nomeado representante da Santa Sé, na Tailândia e Camboja.
Por fim, o Núncio fez suas considerações em relação a igreja na Amazônia: “me surpreendeu a vitalidade das pessoas e que acreditam verdadeiramente na gratuidade da ação da igreja”. “Descobri o outro lado, onde a resposta é positiva, de confiança, então eu encorajo a Igreja de Óbidos a continuar com esse trabalho, porque verdadeiramente temos situações sérias, é confortante ter uma igreja que corresponde as expectativas do povo”, finalizou dom Giovanni.
Depois de Óbidos, no dia 5 de fevereiro, dom Giovanni seguiu para a Prelazia de Itaituba, onde presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Remédio, em Itaituba, com dom Wilmar Santin, bispo prelado.