O ‘I ENCONTRO REGIONAL SOBRE O PACTO EDUCATIVO’ PLANTOU UMA SEMENTE DE ESPERANÇA NOS EDUCADORES PARA QUE REFLITAM SOBRE A REALIDADE DOS POVOS AMAZÔNIDOS

por Vívian Marler / Comunicação Regional Norte 2

A Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB Norte 2 realizou na tarde do sábado, 27, de forma virtual, através do Canal do Regional Norte 2 no YouTube, o ‘I Encontro Regional do Pacto Educativo Global +COP30’ com o intuito de reunir e preparar os educadores para uma reflexão não somente sobre o evento que acontecerá em Belém (PA) em 2025, mas para que as políticas públicas possam ser efetivadas para o cuidado com a casa comum.

Participaram do encontro Dom Vital Corbellini – bispo da diocese de Marabá e referencial para Cultura e Educação da CNBB Norte 2, Cardeal Dom Tolentino – prefeito para o Dicastério para Cultura e Educação, Prof. Dr. Humberto Herrera – da Editora SM Educação e Lady Anne de Souza, coordenadora da Pastoral de Educação do Regional Norte 2.

Dom Vital Corbellini abriu o encontro agradecendo aos demais assessores e educadores presentes, e invocando o Espírito Santo “invoquemos a presença do Espírito Santo e confiemos este encontro a Nossa Senhora aparecida para que os assuntos possam ser aprofundados sob o pacto educativo global para o bem das escolas e universidades em todos os momentos de formação”, disse Dom Vital.

O Pacto Educativo Global irá inspirar ações educativas em favor do COP30, que será uma escuta ativa aos povos das Amazônias, e o compromisso do Pará em ser anfitrião, é o de refletir a COP30, de dar à luz ao pacto, com uma iniciativa muito importante para a educação básica, educação católica e nos espaços universitários.

Cardeal Dom Tolentino, prefeito para o Dicastério para Cultura e Educação, e representante do Papa Francisco, escolheu para falar da educação como motivação para que se possa caminhar sempre com o coração ardendo de amor e paixão pela educação. Iniciou com o processo histórico da COP e em seguida pontuou partes principais da Laudo Si mostrando encaminhamentos no agir, convidando todos a serem artesões da esperança. Ainda dentro dos destaques em sua fala, valorizou o protagonismo das mulheres guerreiras, das amazônidas, das mulheres que lutam, educam e trabalham, pois um dos sete motivos do pacto é o da promoção das mulheres no ambiente educativo, na sociedade, na igreja, e não somente promover, mas o valorizar que são fundamentais nesta caminhada.

Outro destaque importante foram os jovens serem protagonistas no ambiente escolar. Escuta ativa da juventude empática e esperançosa, e pediu para eles fossem escutados. Ainda em sua fala, Cardeal Tolentino, fez uma referência aos povos, que é uma preocupação da Igreja e do Papa Francisco, para que se possa trazer a pessoa humana para o centro.

“Que seja feito um acompanhamento junto aos organizadores da COP30 como educadores tecendo diálogos na fraternidade, acompanhando a organização e propondo inspirações, sendo artesões da esperança para um mundo melhor”, disse Dom Tolentino ao convidar os presentes no encontro.

Professor Humberto Herrera da Editora SM Educação apresentou orientações e possibilidades que permitem realizar o convite feito pelo cardel frente ao Pacto Educativo Global com perspectiva para a COP30 “o pacto precisa ser construído desde o local, desde a realidade quando se olha para o percurso que deu origem ao pacto, é preciso sempre ter uma atitude de saída, é preciso olhar para o Projeto político pedagógico e pastoral do Papa Francisco, como a Evangelio Gaudium, uma exortação que nos convida a inquietar pela realidade que nos provoca a construir sentidos, não pessoais, mas os comuns, frente a esse universo que nos mostra nas cinco regiões. É preciso se colocar no lugar do outro, compreender suas temáticas especificas”, falou professor Humberto, que continuou.

“É importante perceber que o Pacto Educativo Global não é uma ideia que surge sem um processo, ele é construído e colocado como uma possibilidade, como uma solução, como uma resposta. Essa semente da esperança poderá ajudar a construir juntos esses vínculos necessários para superar a ruptura social, cultural e ecológica. É necessário não ficar apenas na reflexão, mas acompanhar mais de perto essas ações, reagir satisfatoriamente, sair dos grupos fechados transformar essas intenções em processos”, incentivou o professor.

Ao finalizar o primeiro encontro, virtual, do Regional Norte 2 a professora Lady Anne, falou sobre o objetivo do ‘Projeto Pacto Educativo Global e COP 30 nas escolas e universidades’ “por iniciativa da Comissão Episcopal Para Educação e cultura da CNBB Norte 2, visa-se construir iniciativas sobre a COP 30 inspiradas no ‘Pacto Educativo Global’ e a ‘Querida Amazônia’ no mundo da educação a partir do local e escutando diversas culturas, e o reconhecimento das múltiplas identidades e territorialidade amazônicas”, disse, agradecendo a todos os presentes.

“Nossa gratidão ao Cardeal Dom Tolentino, pela sensibilidade com as nossas especificidades regionais, acolhimento e inspirações, estas tão significativas para a nossa missão educativa. Ao Prof. Dr. Humberto Herrera pela disponibilidade e dedicação no acompanhamento junto à CNBB Norte 2, atento à beleza deste lindo projeto educativo da COP 30 nas escolas e universidades, e aos padres, religiosas, pastorais, movimentos e serviços, movimentos sociais, educadores, pesquisadores e a todo pela esperança e fé no futuro”

Os que desejarem assistir a live gravada, basta CLICAR AQUI

Notícias

PENTECOSTES: ARQUIDIOCESE DE SANTARÉM REALIZA DIVERSAS CELEBRAÇÕES

por Pascom / Arquidiocese de SantarémNo próximo domingo, 19 de maio, a Igreja festeja a solenidade de Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus Cristo em Jerusalém. Na Arquidiocese de Santarém as programações em nível de região...

DOM RAIMUNDO POSSIDÔNIO É NOMEADO BISPO DA DIOCESE DE BRAGANÇA (PA)

por Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2com informações CNBBO Regional Norte 2, recebeu nesta manhã (15), o anúncio de que o Papa Francisco havia aceitado o pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Bragança de Dom Jesús María Cízaurre...

PROGRAMA INTERNACIONAL DE VOLUNTÁRIOS 2024

por SEDCOM / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos realizou, no último domingo (12), uma Missa de Envio de dois jovens selecionados na edição 2024 do ‘Programa Internacional de Voluntários’. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Padre Gabriel Arcanjo que abençoou...

DIOCESE DE MARABÁ REALIZOU O IV ENCONTRO DIOCESANO DO ECC

por PASCOM / Diocese de MarabáA Diocese de Marabá realizou no primeiro final de semana de maio (04 e 05), no Colégio Clareatino, o ‘IV Congresso Diocesano do Encontro de Casais com Cristo’, que teve como tema "Dai-nos um coração semelhante ao teu - Família conforme o...

ARQUIDIOCESE DE BELÉM REALIZA ‘I CONGRESSO MARIANO DA JUVENTUDE’

por Pe Demisson Batista /  Assessor do Setor Juventude da Arquidiocese de BelémO Setor Juventude da Arquidiocese de Belém realizou, no sábado, dia 4, no Centro de Cultura e Formação Cristã, o ‘I Congresso Mariano da Juventude’, que reuniu cerca de 450 jovens da...

DIOCESE DE CASTANHAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO AOS CATEQUISTAS

por Isabel Costa / Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal A Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Castanhal realizou no final de semana, de 3 a 5 de maio, no Cenóbio da Transfiguração, um encontro de formação com 115 participantes, entre eles...