ORDENADOS NOVOS DIÁCONOS PERMANENTE PARA A DIOCESE DE MACAPÁ

por Jefferson Souza / Pascom Diocese de Macapá
fotos Willian Valério / Pascom Diocese de Macapá

Na noite de 23 de dezembro a Catedral São José em Macapá recebeu amigos, familiares e as diversas comunidades católicas para a solene celebração de ordenação de oito novos diáconos permanentes para a Diocese de Macapá. Os acólitos Acemiro Carvalho, Eduardo Monteiro, Fábio Garcia, Guilherme Lobato, José Ferreira, Márcio Mendes, Raphael Carvalho e Wellington Costa receberam o primeiro grau do sacramento da ordem pela imposição das mãos do bispo diocesano dom Pedro José Conti.

Após três anos de preparação, os novos diáconos foram formados na Escola Diaconal São Lourenço, que tem como principal formador o próprio bispo diocesano. Eles são oriundos de comunidades paroquiais dos municípios de Ferreira Gomes, Macapá e Santana.

Em sua homilia dom Pedro destacou a relação da vocação à vida familiar e ao diáconato. O bispo fez questão que ressaltar que os oito novos diáconos antes levam consigo suas famílias e todas as responsábilidade que a vocação familiar exige. “É na família que descobirmos a experiência da doação, da responsabilidade”, destacou.

Se aprovetando do evangelho do 4º domingo do advento, dom Pedro exortou aos novos diáconos a disponibilidade de estar sempre a serviço da comunidade. “Se vocês aprederam a ser generosos e disponíveis nas suas famílias, sejam generosos e disponíveis agora na sua ‘família maior’, a comunidade!”, disse o bispo.

Ao final da homilia, os candidatos fizeram os juramentos de servir a igreja em comunhão e obediência ao bispo e seus sucessores, receberam a imposição das mãos e a oração consagratória. Acolhidos pelos presbíteros e diáconos presentes, os novos ordenados vestiram os paramentos diaconais apresentados por seus familiares e foram aclamados pela comunidade na Catedral.

A vocação ao diaconato permanente é promissora na Diocese de Macapá. Ainda em 2023, será ordenado Jersson Mello para assistência à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, na comunidade de N. Srª de Fátima. A ordenação acontece no dia 30 de dezembro, em Vila Luzitana no Rio Furo Grande no município de Afuá, região das ilhas do Pará pertencentes à Diocese.

Até abril de 2024 novas ordenações devem acontecer em Laranjal do Jari, Macapá e Vitória do Jari.

Notícias

O JOVEM E A VIVÊNCIA DA QUARESMA NO SEU AMBIENTE PAROQUIAL

por Pe Demisson Batista/ Assessor do Setor Juventude Belém e Padre Referencial para a Pastoral Juvenil no Regional Norte 2foto: MaracomVocê pode se perguntar como um jovem pode viver a Quaresma em seu ambiente paroquial, e a resposta imediata é com a oração, a...

III FORUM DE MULHERES DO BAIXO AMAZONAS

por Pascom / Diocese de ÓbidosA Diocese de Óbidos, através da Associação Beneficente Emaús, convida a população em geral para participar do III – Fórum de Mulheres do Baixos amazonas que realizar-se-á no município de Óbidos nos dias 21 e 22 de março de 2024, na Boate...

“PRIORIZAR O PROCESSO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÔ*

por Pascom Arquidiocese de BelémA Arquidiocese de Belém participa da 5ª edição do Congresso nacional para catequistas, conhecido como CATEQUISTAS BRASIL. É o 5º ano consecutivo que os catequistas de Belém marcam presença no congresso e, dessa vez, como a maior...