por Aritana Aguiar / Arquidiocese de Santarém
A Arquidiocese de Santarém viveu um momento histórico no último sábado, 21. Sob a imposição das mãos e oração Consecratória de Dom Irineu Roman, Arcebispo Metropolitano de Santarém, foram ordenados os 35 primeiros diáconos permanentes desta Igreja Particular, em Santa Missa na Igreja Santíssimo Sacramento, às 9h, com a presença de padres, religiosos e religiosas, e fiéis de todos os sete municípios abrangentes da Arquidiocese. De acordo com a paróquia do Santíssimo, aproximadamente 1.500 pessoas participaram.
Segundo Dom Irineu, o diaconado permanente era o que o faltava na Arquidiocese “para completar esta dinâmica dos ordenados. Temos os presbíteros, mas não tínhamos os diáconos, que também fazem parte do ministério ordenado. Era uma necessidade”.
A instituição do diaconado permanente na Arquidiocese, de acordo com o arcebispo, “é em vista daquilo que foi decidido no Sínodo para a Amazônia que propôs que, o diaconado permanente fosse uma alternativa para evangelizar na Amazônia e, também, para cuidar dos povos da Amazônia. Para levar a Palavra, o Evangelho inculturado nas comunidades mais afastadas, onde a Igreja não se faz presente, onde ela não tem uma representação institucional. A presença do diácono representa também a instituição da Igreja, é a autoridade da Igreja. Isso é muito importante para nós”.
O diretor da Escola Diaconal São Lourenço, padre Sidney Canto, ressaltou que foram quatro anos de formação dos diáconos permanentes. Segundo ele, agora é partir para a missão. “Esta missão do diácono permanente na Igreja tem a Palavra, a Caridade e a Eucaristia como o centro. Então, o Cristo que serve os pobres, os oprimidos, os marginalizados, o Cristo que lava os pés de seus discípulos, o que Cristo que veio para servir e não para ser servido. Então é este Cristo que eles devem agora mostrar presente no mundo através da missão da Igreja no diaconado permanente enraizados na realidade amazônica”, salientou o diretor.
O diácono Mauricio Sávio Paiva destacou a missão do diácono em ir também aos lugares mais distantes da Arquidiocese para levar o Evangelho de Jesus Cristo. Segundo ele, esse momento é de muita celebração e de esperança para que o Evangelho seja anunciado em todos os confins da terra: “Enquanto leigo, eu já atuava nas comunidades, e agora como diácono, é muito importante porque vou levar não só a mensagem de Jesus, mas também o que pede a Santa Igreja para o seu povo: levar Jesus”.
Já o diácono Silvio Carneiro de Carvalho, da Paróquia Cristo Libertador, está com grande expectativa em agora poder servir como diácono: “A Igreja Particular de Santarém precisa de mais homens engajados e mulheres também, para servir, para propagar o Evangelho”.
Raimundo Clecionaldo Neves é um dos 35 diáconos permanentes. Ele afirma que, a Arquidiocese passa a contar a partir desta ordenação de uma Amazônia que vai ser fecunda de uma Palavra e de uma presença real da Igreja institucional em todos os cantos desta Igreja Particular.
Ao final da ordenação, o padre Sidney fez a leitura do decreto arquidiocesano de nº 017/2024, que nomeia a coordenação da Escola Diaconal São Lourenço. Os membros são: Diretor: Pe. Sidney Canto; Vice-diretor: Diác. Edney Pimentel; 1º Secretário: Diác. Ercio Santos; 2º Secretário: Diác. Diego Ramos; 1º Tesoureiro: Diác. Paulo Victor; 2º Tesoureiro: Diác. Junisson Belmiro. Equipe pedagógica os diáconos: Luís Alípio Gomes, Raimundo Clecionaldo Neves e Alonso José.
Saiba quem são os 35 primeiros diáconos permanentes da Arquidiocese de Santarém:
1. Alonso José de Brito Neto
2. Antônio Marcos da Silva
3. Celso Silva do Nascimento
4. Delmas Brito da Silva
5. Demóstenes Freire
6. Denilson de Sousa Portela
7. Dianei dos Santos Corrêa
8. Diego Ramos Pimentel
9. Ed Lúcio Silva e Silva
10. Edelto Conceição de Sousa Alho
11. Edimilson Alves da Silva
12. Edney Martins Pimentel
13. Ercio do Carmo Santos
14. Erivan José Pontes Pimentel
15. Fabrício da Silva Valente
16. Flávio Sanches Alves
17. Francisco da Silva Pires
18. Francisco Ornélio Didier Valente
19. Jefferson Maia Feitosa
20. João Pereira da Silva
21. José Florismar dos Reis Pinto
22. José Joaquim Sousa da Conceição
23. Jose Sérgio Silva de Lima
24. Junisson Belmiro Guimarães
25. Luís Alípio Gomes
26. Mauricio Sávio Paiva de Lima
27. Nelson de Oliveira Pantoja
28. Paulo José Vasconcelos Dias
29. Paulo Victor Almeida Parente
30. Pedro Emiliano de Souza
31. Raimundo Clecionaldo V. Neves
32. Raimundo Lima Silva
33. Raimundo Rodrigues dos Santos
34. Rivaldo de Jesus Silva
35. Silvio Carneiro de Carvalho