por Osnilda Lima | Cepast-CNBB
A Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB) lançou recentemente o documento “Orientações para a Ação Sociotransformadora”, um documento que visa inspirar e orientar as comunidades católicas na construção de uma sociedade mais justa e solidária. O guia, disponível online, oferece diretrizes para as Comissões de Ação Sociotransformadora dos 19 regionais da CNBB, com foco na ecologia integral e na opção preferencial pelos pobres.
O documento destaca a importância da união de esforços para a criação ou fortalecimento das Comissões nos regionais, visando promover a transformação social e a justiça, à luz da fé cristã. As orientações buscam o alinhamento com a Comissão Sociotransformadora Nacional (CEPAST), respeitando a diversidade e os limites de cada regional.
“Com este guia, queremos fortalecer a missão da Igreja na promoção da fraternidade universal e respeito aos Direitos Humanos e da Natureza”, afirma Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo da Diocese de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da CNBB. “É um chamado à ação, para que cada comunidade, cada cristão, se engaje na construção de um mundo melhor, à luz do Evangelho”.
LEIA O DOCUMENTO ABAIXO
Orientacoes-para-a-Acao-Sociotransformadora (1)