“Tu és o Deus dos pequenos, o Deus humano e sofrido. O Deus de mãos calejadas, o Deus do rosto curtido. Por isso te falo eu, como te fala meu povo. Porque és um Deus roceiro, o Cristo trabalhador.” O setor quilombola do território de Jambuaçu-Moju realizou nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2022,na comunidade de São Manoel, um belíssimo Encontro de Formação Missionária com as Comunidades Eclesiais de Base – Paróquia Divino Espírito Santo, Diocese de Abaetetuba. O território é formado por 16 associações de agricultores quilombolas, em quase todas elas estão presentes as Comunidades Eclesiais de Base.
O encontro teve o propósito de reanimar as lideranças, pois se encontravam cansadas, desanimadas, diante os tantos desafios presentes na vida do povo do território: pandemia, conflitos, ameaças, insegurança a tantos outros. E partindo do princípio do convite de Jesus de Nazaré, que diz: “Vinde a mim todos vós que e estás cansados e sobrecarregados e eu lhe darei o descanso.” (Mt 11,28), foi que surgiu o desejo e a necessidade de organizar este encontro, que foi marcado pela memória histórica da caminhada das Comunidades Eclesiais de Base, presente neste território. Desde a década de 80, elas têm sido uma presença significativa do Reino de Deus nesta região. Durante todo esse tempo, as CEBs têm sido uma verdadeira Escola de formar cidadãos e cidadãs comprometidas com as causas do Reino, pois tem como base o projeto de Jesus de Nazaré, que orienta sua caminhada
O encontro contou com a presença de lideranças das diversas comunidades do território que partilharam a realidade de conflito e ameaça que vive hoje as comunidades, trouxeram também como preocupação a desarticulação das CEBs, que desde sempre foi um espaço de resistência do povo, a luz do Evangelho. Na ocasião fizeram memória do Padre Sergio Tonetto, das Irmãs Rosa e Adelaide, que iniciaram nesta região o trabalho das comunidades. E renovaram seu compromisso missionário com a memória de muitos leigos e leigas, que doaram suas vidas em favor do Reino por meio das comunidades, entre eles: : Virgilio Sacramento, Seu Felipe, Maria Helena, Maria Trindade, seu Pregote (ainda em vida) e tantos outros. Para Valclei Almeida, membro do Conselho da Comunidade de São Manoel o encontro foi de suma importância e ele diz: “Este encontro significou o recomeço de um novo tempo, de uma nova evangelização na vida de nossas comunidades, com base no seguimento de Jesus de Nazaré”.
Pe. Luis Mosconi conduziu a formação do encontro abordando o tema: Sociedade Líquida, fazendo uma análise da sociedade em que vivemos e como esse modelo de sociedade influencia em todos os âmbitos de nossas vidas: pessoal, social, cultural, econômico, político, inclusive no âmbito eclesial, chegando às realidades de nossas comunidades, esvaziando o próprio sentido de sua existência. Diante aos desafios padre Luis aponta como saída, a vivencia nos pequenos grupos e o seguimento de Jesus de Nazaré, pois Ele é a grande referencia da humanidade. O encontro também teve alguns encaminhamentos importantes como: priorizar a formação por meio dos encontros nas comunidades, formar os pequenos grupos para estudar o evangelho, animar outras comunidades do setor que estão enfraquecidas. Fortalecer a articulação das comunidades eclesiais de base com o movimento quilombola em defesa de terra, fé e vida vivem juntas, nunca pode separar.
Com Informações da ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA SANTAS MISSÕES POPULARES