por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

Em um domingo (05/10) marcado pela celebração do Jubileu dedicado aos missionários e migrantes, o Papa Leão XIV expressou sua gratidão àqueles que, mesmo sob a chuva, compareceram ao evento, ressaltando que “a Igreja é toda missionária e é toda um grande povo em caminho para o Reino de Deus”. O pontífice enfatizou a importância de garantir a dignidade humana em primeiro lugar, alertando que “ninguém deve ser obrigado a partir, nem explorado ou maltratado por sua condição de necessitado ou de estrangeiro”.

O Papa também expressou sua proximidade ao povo filipino, afetado por um forte terremoto, e manifestou preocupação com o crescente antissemitismo no mundo, além de reiterar sua tristeza pelo sofrimento do povo palestino em Gaza.

Diante da dramática situação no Oriente Médio, Francisco saudou os “significativos passos” nas negociações de paz, expressando a esperança de que “possam alcançar o mais rapidamente possível os resultados esperados”. Ele apelou aos responsáveis para que “se empenhem neste caminho, que cessem o fogo e que libertem os reféns”, e exortou a todos a permanecerem unidos em oração para que os esforços em curso possam “pôr fim à guerra e conduzir-nos para uma paz justa e duradoura”.

Em sintonia com o mês de outubro, dedicado ao Rosário, o Papa uniu-se espiritualmente aos fiéis reunidos no Santuário de Pompeia para a Súplica à Virgem do Santo Rosário, intensificando a oração pela paz e agradecendo às crianças de todo o mundo que se comprometeram a rezar o Rosário por essa intenção.

Em um momento de desafios globais, o Papa Leão XIV clama pela dignidade humana, pela paz e pela solidariedade, inspirando a Igreja e o mundo a se unirem em oração e ação para construir um futuro mais justo e fraterno.

Abaixo a mensagem do Pontífice na integra.

 

ANGELUS

Praça de São Pedro
Domingo, 5 de outubro de 2025

Queridos irmãos e irmãs,

antes de rezarmos juntos o Angelus, desejo saudar e agradecer a todos vocês que participaram desta celebração jubilar dedicada aos missionários e aos migrantes. Vocês são bons missionários porque vieram mesmo debaixo de chuva! Obrigado! A Igreja é toda missionária e é toda um grande povo em caminho para o Reino de Deus. Hoje os irmãos e irmãs missionários e migrantes nos recordam isso. Mas ninguém deve ser obrigado a partir, nem explorado ou maltratado por sua condição de necessitado ou de estrangeiro! Em primeiro lugar, sempre, a dignidade humana!

Saúdo todos os peregrinos presentes, em particular os da Diocese de Pavia, guiados pelo Bispo; como também os fiéis, entre os quais alguns jovens de Belém, que trazem a estátua da Virgem da Revelação.

Na noite de terça-feira, 30 de setembro, um forte terremoto atingiu a região central das Filipinas, em particular a província de Cebu e as províncias limítrofes. Expresso a minha proximidade ao querido povo filipino, e em particular rezo por aqueles que são mais duramente provados pelas consequências do terremoto. Permaneçamos unidos e solidários na confiança em Deus e na intercessão de sua Mãe em todo perigo.

Expresso a minha preocupação com o surgimento do ódio antissemita no mundo, como infelizmente se viu com o atentado terrorista em Manchester, ocorrido há poucos dias. Continuo a estar entristecido pelo imenso sofrimento sofrido pelo povo palestino em Gaza.

Nestas últimas horas, na dramática situação do Médio Oriente, estão sendo dados alguns passos significativos nas negociações de paz, que espero que possam alcançar o mais rapidamente possível os resultados esperados. Peço a todos os responsáveis que se empenhem neste caminho, que cessem o fogo e que libertem os reféns, enquanto exorto a permanecer unidos na oração, para que os esforços em curso possam pôr fim à guerra e conduzir-nos para uma paz justa e duradoura.

Unimo-nos espiritualmente àqueles que estão reunidos no Santuário de Pompeia para a Súplica à Virgem do Santo Rosário. Neste mês de outubro, contemplando com Maria os mistérios de Cristo Salvador, intensificamos a nossa oração pela paz: uma oração que se torna solidariedade concreta com as populações martirizadas pela guerra. Obrigado aos inúmeros filhos que em todo o mundo se empenharam em rezar o Rosário por esta intenção. Obrigado de coração!

Angelus Domini…

……

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/