MACAPÁ REUNE DUZENTOS JOVENS MISSIONÁRIOS NO PROJETO MISSÃO JOVEM NA AMAZÔNIA

por Vívian Marler

Pascom CNBB Regional N2

Iniciou hoje (9), em Macapá, a ‘V Missão Jovem na Amazônia’ que reuniu cerca de 200 jovens missionários vindos de várias regiões do Brasil. Com o tema “O anúncio do Evangelho da Vida no meio do Mundo”, o encontro acontecerá até o domingo, 17, e terá uma vasta programação.

O evento é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da Comissão Episcopal para a Juventude, que realiza anualmente o projeto “Missão Jovem na Amazônia” em parceria com um dos Regionais da Amazônia. Este ano, a quinta edição, acontecerá de 9 a 17 de dezembro, na Diocese de Macapá, pertencente ao Regional Norte 2. Para Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo referencial para a Juventude no Regional Norte 2, a realização do evento é muito importante para os jovens “O projeto missão jovem na Amazônia é uma experiência educativa e missionária para os jovens, visando o despertar missionário e oportunizando experiência de saída do próprio contexto eclesial abrindo-se para as necessidades dos outros”, explicou Dom Antônio.

Para um dos coordenadores do evento, Pe Demison, assessor do Setor Juventude em Belém nos conta um pouco da preparação para este dia tão esperado “Chegamos ao dia nove. Quanta expectativa, reunião, preparação e ansiosa espera. Tudo preparado para acolher os jovens na missão da melhor maneira. A esperança de que esse momento de belo anúncio do Evangelho venha despertar tantos outros jovens que ainda não estão no seguimento do Senhor, além de dar um novo ardor aos que já estão neste seguimento”, falou com muita alegria e continuou “Sabemos que uma semana de missão não é para a conversão de toda uma paróquia ou diocese, mas sabemos também que a missão trará seus frutos. Muitos desses frutos já são visíveis antes mesmo da chegada dos jovens visitantes, no entusiasmo e alegria dos que já são das nossas paróquias em receber os missionários que vem de fora. Como diz o Papa Francisco: “jovem é que evangeliza jovem'”, explicou Pe Demisson.

Para alguns dos Jovens, leigos e religiosos, das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste que responderam, através de suas dioceses, o convite de Dom Vilson Basso, SCJ, Bispo de Imperatriz e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, que fez uma chamativa a juventude católica para uma semana de vivência missionária, a Missão será uma experiência renovadora.

A Diocese de Imperatriz, por intermédio da Paroquia Menino Jesus, enviou o missionário leigo Pedro Henrique de 22 anos, que busca na missão a sua renovação da fé que através dela possa alcançar outras pessoas “Espero renovar na minha fé e a fé das famílias a serem visitadas. Que o Evangelho anunciado seja transformador em nossas vidas”, disse o jovem representante do regional Nordeste 5.

Para Raylson Araujo, 31 anos, leigo da Diocese de Campo Limpo do Regional Sul 1 a curiosidade pelo trabalho missionário na Amazônia sempre o encantou e o deixava curioso “Sou de Igreja desde pequeno e desde que me entendo por gente ouço falar dos desafios da Igreja da região amazônica por conta do número baixo de sacerdotes. Essa é uma das motivações que me trouxeram para cá. Estou aqui também para aprender com essa Igreja local, mas dentro do possível, contribuir da melhor forma possível com as famílias e comunidades”, contou o jovem missionário.

Para o religioso Bruno Matheus Miranda França, de 16 anos, natural de Macapá e representante da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Missão será momento de aprofundamento religioso para que possam levar a Boa Nova do Evangelho por onde passarem “Eu espero nos aprofundar mais na religião, durante a missão, para que consigamos espalhar o evangelho nas comunidades mais longes que consigamos ir. Porque estamos empenhados a vivenciar a realidade da Amazônia e buscamos trazer uma renovação a todas as casas visitadas”, explicou o seminarista.

A Diocese de Ponta de Pedras enviou quatro jovens e dentre eles, o Coaracy Monteiro Neto, de 19 anos, a experiência acontecerá no convívio dos participantes da Missão com a população “Meu desejo ao longo desses nove dias é o de alcançar muitos conhecimentos. Acho que conviver com outros jovens, outras pessoas é um fator muito importante na questão de evangelizar, porque iremos conhecer novas maneiras de ser igreja, de pregar a palavra e principalmente de levar o Evangelho a toda criatura, e já estou amando conviver com os irmãos missionários”, contou o jovem que já demonstra uma forte participação entre os jovens.

Para a irmã Nilma de Jesus o encontro será um diferencial “Acredito que a Missão Jovem marca uma nova primavera na Igreja, porque traz a beleza de uma experiência nova de conviver e partilhar as maravilhas de Deus com o outro”, disse a religiosa da Congregação das Irmãs Carmelitas de Santa Teresa de Florença da Diocese de Macapá.

A Diocese de São Mateus, no Espírito Santo, pertencente ao Regional Leste 3, enviou a leiga Larissa Ramos, de 22 anos, que busca vivenciar a realidade da região amazônica “Estamos empenhados a vivenciar a realidade da Amazônia e buscamos trazer um renovo a todas as casas visitadas, podem contar que estaremos nos empenhando ao máximo e dando o nosso melhor nessa missão, sempre levando a mensagem de Jesus!”, disse a jovem capixaba.

Abaixo, a programação preparada para o evento que irá encerrar no próximo dia 17.

Programação:

DIA 09/12/2023 – Sábado: chegada dos missionários e bispos. Às 18h30 – Missa de abertura na Catedral com presença dos bispos Dom Antonio de Assis Ribeiro, bispo referencial para a Juventude na Região Norte 2 (Pará e Macapá), Dom Vilson Basso, Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude e Dom Pedro Jose Conti, bispo da Diocese de Macapá

Dia 10 – domingo: (8h às 11h) abertura oficial do evento e formação para todos os missionários. Local Centro Diocesano de Pastorais

De 11 a 15/12 – Missionários terão programação em cada paróquia

Dia 16 – Missa nas paróquias com partilha da experiência missionária dos missionários visitantes com os locais.

Notícias

COMUNICADO DO PRESIDENTE DO REGIONAL NORTE 2

.O presidente do Regional Norte 2, Dom irineu Roman, envia comunicado aos irmãos e irmãs do Regional Norte 2, e ao povo marajoara.Abaixo o Comunicado:   ........... Santarém, 22 de Abril de 2024 Irmãs e irmãos em nosso Regional Norte 2 (Pará e Amapá), estimado...

A EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA É UM DESAFIO QUE ESTÁ SENDO SUPERADO

por  Vívian Marler / Comunicação CNBB Regional Norte 2foto CNBBA realidade da Igreja no Brasil e a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) são os temas principais da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que encerra...