
por Ascom Arquidiocese de Santarém
com informações da Pastoral Carcerária
A Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Santarém realizou, na segunda-feira (22), uma ação de acolhida às mulheres que deixaram o sistema prisional por ocasião da saída temporária de Natal. A iniciativa aconteceu no lado externo do Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura, em Santarém, como expressão do compromisso da Igreja com a dignidade humana, a esperança e a solidariedade.
Durante a ação, agentes da Pastoral Carcerária ofereceram apoio concreto às mulheres que retomavam, ainda que temporariamente, o convívio com suas famílias. Foram distribuídos lanches, roupas, produtos de higiene pessoal e oferecida ajuda para o deslocamento com segurança.
O padre Ivair Costa, coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Santarém, destacou que a ação manifesta a presença da Igreja junto às pessoas privadas de liberdade, especialmente em um tempo marcado pelo anúncio da esperança cristã.
“A Pastoral Carcerária se faz presente junto às mulheres que deixam a prisão na saída de Natal, levando uma mensagem de esperança e de solidariedade. Além das doações de roupas e alimentos, buscamos contribuir para que esse retorno aconteça com dignidade e segurança”, afirmou.
Segundo Marcos Aurélio, agente da Pastoral Carcerária da Arquidiocese, a iniciativa buscou atender necessidades imediatas e, sobretudo, promover acolhida e escuta.
“São muitas realidades e aflições que precisam ser vistas, ouvidas e acolhidas com sensibilidade”, ressaltou.
Para Maria Linhares, também agente da Pastoral Carcerária, a experiência foi muito significativa, especialmente por possibilitar o acolhimento das mulheres quando deixam a prisão para passar um período com suas famílias. Ela destacou que foi possível perceber de perto a ansiedade e o desejo profundo de retomarem ao convívio familiar e reforçou que a Pastoral Carcerária está retomando suas atividades com cuidado, responsabilidade e espírito de serviço, convidando outras pessoas a se unirem à missão, que precisa ser partilhada e fortalecida.
………….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/

