A coordenação regional da Pastoral do Dízimo realizou a primeira Escola de Formação de Lideranças da Pastoral do Dízimo, de 27 a 31 de janeiro de 2020, na sede da CNBB Norte 2, em Belém.
Segundo Pe. José Maria Ribeiro, coordenador regional da Pastoral, a Escola nasceu da necessidade de capacitação para as lideranças que atuam nessa pastoral, para melhor atuarem junto às comunidades, paróquias e, por conseguinte, em suas dioceses. Participaram da Escola 18 pessoas, oriundas de cinco dioceses: Belém, Abaetetuba, Bragança, Óbidos e Castanhal.
O conteúdo abordado foi: Conhecendo-se a si mesmo e humanizando o atendimento do Dízimo, com a psicóloga Kátia do Socorro Homônimo; Conhecendo a vida e a missão de Jesus, com Pe. Luis Mosconi; Projeto Fermentando a paz, apresentado por Francisco Araújo; O Dízimo como expressão da Igreja, o dízimo na vida do cristão e na vida da comunidade, com Pe. Afonso; Estudo do capítulo I do Doc 106, da CNBB, e Noções de metodologia e didática – como tornar o encontro proveitoso, com a professora Kátia Silva.
A I Escola foi avaliada positivamente por seus participantes, que saíram com o compromisso de repassarem o que aprenderam para as lideranças de suas respectivas dioceses.