Nesta quarta-feira (01), o Papa Francisco nomeou o Pe. Paolo Andreolli, SX, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. Religioso da Congregação dos Xaverianos, atua no Conselho Missionário Regional da CNBB Norte 2.
Sua ordenação episcopal será dia 15 de abril de 2023, 09h da manhã, na Catedral Metropolitana de Belém.
Pe. Paolo Andreolli, nasceu no dia 16 de dezembro de 1972 em Vicenza, na Itália. Filho de Mario Andreolli e Giuliana Conte, estudou de 1978 a 1984 o fundamental e médio em Poiana Maggiore, Vicenza (Itália). Cursou teologia e filosofia no Seminário Diocesano em Reggio Emilia de 1994 a 2000 e pedagogia, concluída em 1992. Possui pós-graduação em Espiritualidade e Acompanhamento Espiritual na Faculdade da Itália Setentrional, em Milão.
Entre 1992 e 1994, viveu seu noviciado em Ancona (Itália), sendo sua primeira profissão religiosa em 21 de agosto de 1994 e a profissão perpétua 05 de março de 2000, sendo ordenado diácono no dia seguinte. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 17 de setembro de 2000.
De 2000 a 2007 desenvolveu a animação missionária e vocacional, atuando na coordenação de conselhos missionários paroquiais em uma área pastoral da Diocese de Milão até 2007 quando veio para o Brasil, mais precisamente na Amazônia.
No período de 2007 e 2013, foi vigário na Paróquia São Félix do Xingu (PA) e pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Tucumã (PA), entre 2013 e 2017, ambas na Prelazia do Xingu. Desde 2017 vem desenvolvendo a animação missionária e vocacional com jovens e no Conselho Missionário Regional (COMIRE Norte 2). Também colaborou na Conferência dos Religiosos/as do Brasil – CRB Belém.
SAUDAÇÃO DA CNBB NORTE 2 AO PE. PAOLO ANDREOLLI
Estimado irmão, Pe. Paolo Andreolli,
Que o amor do Pai esteja contigo!
Nós, Bispos das 14 circunscrições eclesiásticas da CNBB Regional Norte 2 (Pará e Amapá), com “corações ardentes, pés a caminho”, te acolhemos em nosso meio para que nesta comunhão, sigamos fortalecendo o Evangelho vivo e encarnado na Igreja da Amazônia.
Desde a Itália até o norte do Brasil, seu testemunho do Evangelho é sinal de amor e esperança doada a serviço da animação missionária e vocacional. Na Arquidiocese de Belém sua ternura e sabedoria possa ainda mais alcançar mentes e corações sedentas de Deus.
Rezamos para que São Francisco Xavier continue a inspirar sua vocação e Nossa Senhora de Nazaré, conduza vosso coração sacerdotal nesta nova missão.
Bem-vindo Pe. Paolo e sinta nossa felicidade em contar agora convosco em nosso serviço eclesial!
Em nome dos bispos do Regional Norte 2
Dom Bernardo Johannes Bahlmann