A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Santarém promoveu de 27 a 29 de maio sua Assembleia Arquidiocesana no Centro de Formação Emaús destacando o tema “Juventude, é momento de esperançar a nossa identidade”. O encontro teve como guia a iluminação bíblica um versículo do livro do profeta Jeremias “Hoje eu estabeleço você sobre as nações e reinos…”. Foram três dias de escuta, diálogo, discernimento para a escolha das prioridades da PJ e a eleição da nova coordenação que irá conduzir a Pastoral nos próximos três anos.
As prioridades pastorais escolhidas foram: Rodas das Icamiabas, Grupo de Base, Grupo de Assessores de formação e Sustentabilidade. A estrutura da nova coordenação da PJ Arquidiocesana ficou organizada da seguinte maneira: Coordenadores – Cecilia Nascimento (Área pastoral São Lucas), Sadrielem Vieira (Área pastoral Santo Arnaldo Jassen) e Joilson Anjos (Paróquia Cristo Libertador); Secretários: Thaioana (Paróquia São João Batista) e José Marcos (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Os assessores leigos eleitos foram: Renan Rocha- Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e Itayane – Paróquia N. Sra. do Rosário. O assessor religioso ainda será aclamado pelo Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman.
Este momento de unidade da PJ contou com a presença de diversos jovens de áreas pastorais e de paróquias da Arquidiocese de Santarém.
O Arcebispo Dom Irineu Roman esteve na Assembleia, no qual conduziu um momento sobre Sinodalidade e presidiu a missa de encerramento do encontro.
Sobre a Assembleia
A Assembleia da PJ é um espaço de deliberação, avaliação e planejamento. Ela é realizada a cada três anos, salvo em casos extraordinários. Nela é avaliada a caminhada da Pastoral da Juventude; é um espaço para posicionamentos de temas relacionados à juventude e, também, são definidas linhas de ação comuns sobre a caminhada e o modelo de organização da PJ na Arquidiocese.
Fotos: Pastoral da Juventude Arquidiocesana