No último final de semana do mês de maio, nos dias 28 e 29, aconteceu a 5° Peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, em Muaná, tendo como tema: “Maria, mãe e mestra” e contando com a presença do bispo e de quase todo o clero diocesano, além de fiéis provenientes das paróquias da Diocese.  A peregrinação não pôde ser realizada nos últimos dois anos devido às limitações impostas pela pandemia do Covid-19, porém, com a queda dos números de infectados, o conselho presbiteral concluiu que seria possível voltar a realizar o evento que acontece desde o ano de 2016, mas que não foi realizado em 2020 e 2021. 

Na tarde do sábado, dia 28, as delegações das paróquias começaram a chegar em Muaná, sendo recepcionadas pela equipe de acolhida e direcionadas para casas de famílias que hospedaram os peregrinos. Às 18h do mesmo dia, na igreja matriz de São Francisco de Paula, aconteceu a oração do terço, dirigido pelos seminaristas diocesanos. Em seguida, aconteceu a grande procissão das luzes com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a relíquia de Santa Faustina saídas da igreja matriz em direção ao Santuário, animada pelo Pe. Silvio Santos e pelo tecladista Jeremias Drago e participada por grande número de fiéis. 

Após a chegada da procissão, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares e concelebrada pelos padres diocesanos e outros sacerdotes visitantes, com o Santuário completamente lotado. O coral da Paróquia São Miguel Arcanjo entoou os cantos da missa. Em seguida, houve um show católico com o ministério Filhos de Maria, de Muaná.  No domingo, a programação começou às 7h30min com a oração do santo terço que, após seu término, deu lugar à palestra ministrada pelo Pe. David Charles Teixeira, que falou sobre o tema da peregrinação: “Maria, mãe e mestra”. Ao mesmo tempo, os sacerdotes presentes atendiam as confissões dos fiéis.

As 9h, deu-se início a Santa Missa presidida por Dom Teodoro Mendes Tavares e cantada pelo coral do glorioso, da Paróquia São Sebastião. Antes da bênção final foram apresentados todos os padres presentes, além dos diáconos, seminaristas e religiosas.  Após a santa missa, as delegações de peregrinos começaram a se organizar para o retorno às paróquias, já sabendo da data da peregrinação do ano de 2023, que acontecerá no primeiro final de semana de maio e estará inserida nas comemorações do jubileu de 60 anos da Diocese de Ponta de Pedras.  .