É tempo de compreender,
é tempo de caminhar,
é tempo de esperanças,
é tempo de alinhar…
A arte do reencontro
o resgate das raízes
a força da união
partilha das diretrizes…
As margens do Tocantins
Lançamos a nossa rede
Fortalecendo a aliança
Juventude, vinde e vê-de!
De 26 a 28 de abril, a Pastoral da Juventude – PJ do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) participou na Diocese de Marabá, da ampliada anual que contou com mais de 60 pessoas das diversas regiões paraenses, entre lideranças juvenis e assessoria. A temática trabalhada foi a de três verbos: “Reencontrar, Compreender e Alinhar” e com a Iluminação Bíblica de Gêneses 42, 24 “Trata-se de um único Sonho, Deus está mostrando o que ele vai realizar”.
Estiveram presentes, as Dioceses de Óbidos, Santarém, Marabá, Macapá, Abaetetuba, Bragança, Ponta de Pedras, Cametá, além de representações das Prelazias do Xingu e Marajó e da Arquidiocese de Belém.
A reunião iniciada na sexta-feira (26/04) pela manhã, como a realidade social e eclesial. Danilo Lopes da Diocese de Bragança, membro do CNLB Norte 2, que apresentou uma reflexão sobre o atual quadro sociopolítico do país, destacando os reflexos do atual momento na vida da juventude.
Rogério Lima da Diocese de Macapá e atual membro da equipe de Coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Norte 2 (Área 4), apresentou elementos chaves para a compreensão do momento histórico no âmbito eclesial, com destaque para os novos ventos que surgem na igreja, sobretudo a partir do papado de Francisco, e as novidades as quais ele traz e oferece a partir da realização dos sínodos para a Juventude e da Amazônia, além das publicações das cartas encíclicas e os discursos.
Rogério Lima da Diocese de Macapá e atual membro da equipe de Coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Norte 2 (Área 4), apresentou elementos chaves para a compreensão do momento histórico no âmbito eclesial, com destaque para os novos ventos que surgem na igreja, sobretudo a partir do papado de Francisco, e as novidades as quais ele traz e oferece a partir da realização dos sínodos para a Juventude e da Amazônia, além das publicações das cartas encíclicas e seus discursos.
A atual secretária da PJ do Norte 2 Sammy Oliveira que atualmente está na Prelazia do Marajó, os representantes das dioceses expressaram em uma palavra o que resume a atual situação da PJ em suas respectivas realidades: Prelazia do Xingu – (Re)construção; Diocese de Bragança – Resistência; Diocese de Abaitetuba – (Re)florescendo; Diocese de Cametá – Ousadia; Arquidiocese de Belém – Perseverança; Diocese de Santarém – Construção; Diocese de Marabá – Resistência; Diocese de Macapá – (Re)construção; Diocese de Óbidos – Perseverança; Diocese de Pontas de Pedras – Resistência; Prelazia do Marajó – Reconstrução.
Em seguida, Bruno Costa da arquidiocese de Belém, atual CN (Coordenador Nacional) pela PJ do Norte 2, conduziu o momento de reflexão sobre a situação da Pastoral do Regional , destacando os principais desafios presentes e futuros, assim como as esperanças que nos fazem continuar acreditando nesse projeto.
A noite, ainda na perspectiva do “ver”, ouve uma roda de conversa com as organizações parceiras presentes na diocese de Marabá, que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos, além dos sonhos, lutas e esperanças. Participaram desse momento, a Rede Eclesial Panamazônica, o Conselho Indigenista Missionário e o Movimento dos Atingidos por Barragens. E para fechar o dia, uma mística para partilha que motiva a caminhada individual e coletiva.
No sábado (27/04), após a oração do ofício divino conduzido pela área 1, o bispo da diocese de Marabá, Dom Vital apresentou o documento final do Sínodo para a Juventude e apontou luzes para a continuidade da Pastoral da Juventude no Regional Norte 2.
Em seguida, Danyllo Worlan da Prelazia do Xingu e atual membro da equipe de coordenação da Pastoral da Juventude Norte 2 (Área 3), apresentou o trajeto metodológico que o regional tem percorrido ao longo do triênio 2017/2019, desde a 11ª Assembleia realizada em Abaetetuba (fevereiro de 2017), passando pela ampliada de Óbidos (abril de 2018) e chegando até Marabá (Abril de 2019), considerando ainda os dois próximos momentos: Encontrão dos Grupos de Base que acontecerá em Macapá (dezembro deste ano) e a 12ª assembleia da PJ do Regional, prevista para acontecer em Anapu, em fevereiro de 2020. Data em que será lembrado 15 anos do martírio de Ir. Dorothy Stang.
A tarde, ouve a continuação do agir, conduzida pelo Lucas Marinho da Diocese de Marabá e atual membro da equipe de Coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Norte 2 (Área 2) que realizou uma apresentação do desenvolvimento que a PJ vem realizando com as mídias digitais e redes sociais. Ouve um trabalho de grupo, para avaliação e coleta de sugestões para que seja estruturado um plano geral de comunicação.
Após esse momento, a Comissão Regional da Campanha de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra as Mulheres re/apresentou a Campanha e realizou um trabalho de grupo para que houvesse a partilha das experiências que estavam sendo desenvolvidas nas dioceses do regional se estendendo até o domingo pela manhã, ocorrendo a reflexão do plano construído na ampliada de Óbidos em abril de 2018. As sugestões coletadas vão ser acrescentadas para a finalização do plano.
Houve também outro trabalho de grupo por área do regional onde as 4 áreas puderam se reunir, avaliar e ver as considerações sobre várias questões, destacando-se as reflexões pertinentes à forma como a PJ do regional se organiza atualmente. Foram levantadas sugestões para serem colocadas na construção do próximo planejamento trienal, e a modificação do organograma e composição da coordenação do regional, além da prestação de contas do caixa da PJ do Regional N2 (de 2018 até abril de 2019).
Foi apresentado o Encontrão de Bases da PJ que acontecerá de 12 a 15 de dezembro de 2019 na diocese de Macapá. Com o tema: “Juventude Amazônida: Nossa vida e missão neste chão”, e lema: Do meio do mundo, anunciamos o tempo de revirar!
O encontrão regional terá como Iluminação bíblica: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é solo sagrado” (Ex 3, 5).
Por: Pastoral da Juventude do Regional Norte 2.