por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
Na Solene Festa da Epifania do Senhor, no primeiro domingo do ano 2025, no Ano do Jubileu da Esperança, o Povo Inhangapiense recebeu, com alegria, a Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, totalmente restaurada.
O templo, erguido em um dos pontos estratégicos da cidade, que está situada à margem do Rio Inhangapi, se sobressai com suas duas torres que se elevam. É um encanto próprio da natureza, que rodeia a arquitetura da obra, e uma expressão viva da fé de um povo resistente e missionário.
A Celebração Eucarística presidida por dom Carlos Verzeletti, teve início na Praça São Vicente, quando padre Plutarco Almeida, S.J, o pároco, saudou os presentes e os convidou para a procissão de entrada até a Igreja Matriz. No percurso, foi entoado o canto: ‘Senhor eu quero entrar no santuário pra te louvar.
Chegando à Igreja, dom Carlos anunciou que a comunidade paroquial estava recebendo uma igreja restaurada, fruto dos esforços de todos, atribuindo-a, também, à atenção dispensada por padre Plutarco. A partir de então, ali, retornariam as celebrações dominicais e outros momentos importantes para a vida da Paróquia. O bispo salientou, também, que a celebração seria para a Dedicação da Igreja e pediu que todos passassem pela Porta, com um sentimento de conversão, mentalizando que a Porta é o próprio Cristo.
No rito da Dedicação, dom Carlos, o celebrante, aspergiu os fiéis e as paredes da igreja. O canto da Ladainha de Todos os Santos precedeu a unção e a incensação do altar. As velas foram acesas e toda a igreja foi iluminada, tornando o espaço sagrado, a presença de Cristo que se revela como a Luz do mundo para todos.
O AMACOM – Ateliê de Mosaico Amazônia e Comunhão teve sua participação nos detalhes do Altar e do Ambão. Segundo o mosaicista Erasmo de Abreu, o Altar traz uma decoração simples, com ondas na cor de ouro, com pedras brancas e uma vermelha no centro da Cruz. No Ambão se retrata o episódio bíblico de Jesus e a Samaritana.
No final da celebração, padre Plutarco Almeida, declarou à Pascom /TV Mãe de Deus: “é um dia de festa, de alegria para as quarenta e seis comunidades da Paróquia de São Vicente Ferrer. Estamos entregando a igreja de volta ao povo de Deus. Ela ficou fechada três anos e meio, com a obra inacabada, com o povo desanimado. Graças a Deus nós conseguimos reanimar a esperança. Somos uma paróquia humilde, mas formou-se uma grande corrente de solidariedade. Graças a Deus e à boa vontade, e generosidade de muitas pessoas, conseguimos entregar a igreja, hoje, de volta à comunidade de Inhangapi. Assim, nós chegamos, neste domingo da Epifania, manifestando a Glória do Senhor através desta linda Igreja Matriz de São Vicente Ferrer”.
Após o término da celebração, um almoço de confraternização foi servido a dom Carlos, ao prefeito Junior Feitosa e para todos os presentes.