Alunos preparam-se para o ‘VII Festival de Arte Religiosa’ da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Caetano Corrêa, no município de Itaituba (PA)

por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A Prelazia de Itaituba apoia o ‘VII Festival de Arte Religiosa’ da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Caetano Corrêa, no município de Itaituba (PA), que acontecerá no dia 16 de abril, e terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.

O ‘Projeto Festival de Arte Religiosa’, criado em 8 de fevereiro de 2015, pela Professora da disciplina de Ensino Religioso da Instituição Márllyan Luz Costa, com o objetivo de promover e apoiar ações efetivas que visem mudanças no comportamento do homem com relação às ameaças a vida de nossa Casa Comum.

“O evento é um convite para revermos nossa responsabilidade e compromisso ambiental enfatizando que este processo não se limita ao presente, mas também às futuras gerações. Entender a importância da preservação do meio ambiente é o primeiro passo para um mundo mais saudável”, disse professora Márllyan.

O tema tem como objetivo despertar nos educandos e comunidade em geral o compromisso com nossa Casa Comum – O Planeta. Enfatizando que a proteção ambiental é muito mais do que uma simples ideia. É uma responsabilidade que recai sobre todos nós, homens e mulheres, jovens e idosos, independentemente de onde vivamos.

A cada ano o projeto possui um tema, neste ano “Fraternidade e Ecologia Integral” faz com que o projeto aborde a temática ambiental, com o objetivo de “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra” (Objetivo Geral da CF 2025).

“Estamos numa década decisiva para o planeta, ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva, só temos este. E embora ele viva sem nós, nós não vivemos sem ele. Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, de onde podemos retirar tudo àquilo que quisermos como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”, disse o padre Jean Poul Hansen, secretário Executivo de Campanhas da CNBB, sobre as motivações e inovações desta campanha, que convida a sociedade a refletir sobre o cuidado da Casa Comum, em um momento de urgência climática e ambiental.