por padre Rogerio Zanetti / Prelazia de Itaituba
A prelazia de Itaituba realizou de 15 a 17 de agosto, no Centro de Treinamento São José do Laranjal em Itaituba (PA), o primeiro módulo da ‘Escola de Fé e Cidadania’.
A Escola de Fé e Cidadania, após várias reuniões entre os presbíteros e animadores da Escola, retorna com o objetivo de que a formação é uma prioridade assumida pelos representantes das Paróquias, Pastorais e Movimentos de nossa Prelazia, presentes na Assembleia da Prelazia de 2023.
O módulo “Introdução à relação Fé e Política/Cidadania expondo a Doutrina Social da Igreja”, ministrado pelo padre Paulo Adolfo Simões, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG), contou com a presença de 30 pessoas incluindo os organizadores, animados pelo padre Augustinus Tanarua Keraf e equipe da Escola liderada pela professora Eliete Porteglio.
Padre Paulo é pároco da Paróquia Santa Isabel e assessor do Movimento Fé e Política, da Escola da Fé e Política e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é do grupo de reflexão da Comissão para o Laicato e do grupo de assessores do Centro de Formação Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP).
Em sua página no instagram (@PauloAdolfoSimões), padre Paulo agradece a equipe da Prelazia em especial ao padre Augustinus, Eliete, Mari e ao bispo Dom Wilmar Santin pela confiança.
Rogério Costa Veloso, da Paróquia São José Operário, afirma que o encontro foi muito importante para seu aprendizado “foi muito proveitoso e necessário, falar e ouvir sobre tema tão relevante instiga a participação e fomenta o debate perante a sociedade, a metodologia empregada desenvolveu o interesse pelo conhecimento do assunto, a interação foi parte crucial nesse módulo, ouvir relatos e experiências distintas, foi um marco. Pude aprimorar meus conhecimentos correlacionar política é fé, fui instigado ao raciocínio de meios que agora sei que sou capaz de construir. Viver essa experiência foi muito marcante para mim”.
A professora Marllyan Luz Costa, da Pastoral da Educação da Prelazia e da Catedral Sant’Ana, uma das organizadoras da Escola de Fé, relata o quão importante são esses módulos à propagação do conhecimento “da fé, cidadania e política para o bem comum, tema este que ainda traz consigo muita rejeição por falta de conhecimento da sociedade em geral”. E, apesar disso, salienta que houve bom êxito no trabalho “de excelência e responsabilidade do assessor Padre Paulo Adolfo contribuindo com o tema proposto em especial a Doutrina Social da Igreja”. Além de proveitoso, o módulo, entre os participantes é de “esperança para a prática da cidadania e da política com base nos ensinamentos Cristãos e que cada um tem a sua responsabilidade diante deste projeto de Deus!” concluiu Marllyan.
Eliete Porteglio, coordenadora da Escola na Prelazia disse que está sendo agendada para novembro o próximo módulo. A data ainda será divulgada.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/