Ao décimo oitavo dia do mês de dezembro de 2022 a Paróquia de São Félix do Xingu abriu os braços para receber a equipe de coordenação executiva do Conselho Missionário Regional Norte 2. O objetivo desta visita foi o de concluir um ciclo de vivência da Missão nas Fronteiras, a qual é uma iniciativa do COMIRE Norte 2, que dentre tantas outras coisas, objetiva missionar os espaços eclesiais e as comunidades que constituem a Paróquia de São Félix do Xingu no Pará.

Foram 20 meses de atuação da Missão nas Fronteiras nas Terras do Alto Xingu, e neste período de serviço prestado e vida doada ao povo de Deus e a Igreja Católica, a missão foi atravessada pela contribuição de algumas personalidades bastante importantes neste processo. Em abril de 2021 as missionárias Ruth Tavares e Rosa Monteiro foram acolhidas pela Prelazia do Alto Xingu-Tucumã na casa missionária que se localiza ao Lado da Igreja de São Félix.

De lá para cá outras pessoas fizeram parte e ajudaram a construir esta história, como o jovem Paulo Victor que passou uma temporada na missão fazendo uma experiência de discernimento vocacional enquanto vivia a intensa dinâmica proposta pela Missão nas Fronteiras. Outra personalidade muito importante, que ajudou nesta construção é a missionária Berenice Cheniski, professora paranaense que expressou um belíssimo testemunho de vida junto a Missão nas Fronteiras.

Nestes quase dois anos de trabalho é de suma importância ressaltar o agradecimento do Conselho Missionário Regional Norte 2 aos colaboradores e bem feitores, sem os quais este trabalho não seria possível. A prelazia do Alto Xingu-Tucumã, na pessoa do senhor bispo Dom Jesús María Maulón que acolheu esta inciativa com todo o carinho e apreço, assim como, os padres Xaverianos da Paróquia local que foram a principal base de apoio desta missão.

Os benfeitores como as Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, na pessoa do então diretor, Padre Mauricio Bom Jardim, a ACN Internacional (Aid to the Church in Need) que é uma fundação pontifícia de apoio à obras de caridade e missionárias pelo mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB Norte 2, com destaque ao presidente Dom Bernardo Johannes Bahlmann que sempre foi um grande parceiro nesta caminhada.

De modo todo especial, este ultimo agradecimento é o mais importante, pois sem estas pessoas a missão não teria nenhum sentido, sendo assim a Missão nas Fronteiras dedica ao povo de Deus da Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, em especial ao povo São-Felence que não só acolheu as missionárias e missionários com todo o amor e carinho, mas que também acompanharam o trabalho desenvolvido, tornando-se parte desta trajetória bonita de evangelização na Amazônia.

O Conselho Missionário Regional Norte 2, por sua vez colocou todo seu empenho e dedicação voltados à manutenção e subsistência desta iniciativa, a qual foi concluída com êxito no dia 18 de dezembro de 2022, em uma Santa Eucaristia presidida por Dom Jesus María e concelebrada por padre Jose Burguesi, pároco local, e Padre Paolo Andreolli, coordenador do COMIRE Norte 2. Foi um momento emocionante, onde o povo de são Félix do Xingu pode se despedir das missionárias, que foram homenageadas e que também puderam agradecer pelas experiências vividas nas terras do Xingu.

Enquanto iniciativa do COMIRE Norte 2, a Missão nas Fronteiras permanecerá num processo de avaliação e reestruturação do projeto, para que muito em breve e a partir dos desígnios do Espírito Santo de Deus, possa novamente ser implementada em alguma diocese ou prelazia deste Regional. É com imensa alegria e ardor missionário no coração que o COMIRE Norte 2 agradece a colaboração e oração de todas e todos, que de alguma forma, ajudaram a tornar este sonho da Missão nas Fronteiras, uma realidade presente em nosso meio.

Em memória de Padre Nello Ruffaldi, missionário do PIMI, que até o seu ultimo instante de vida, teve a Missão nas Fronteiras como uma prioridade, como ele mesmo costumava dizer: “a missão é uma necessidade, um chamado e um desafio!”. À irmã Rebeca Spires, que ao lado de padre Nello, e de tantas outras pessoas, fundaram esta missão, que sempre foi a “pérola” deste Regional, todo o nosso carinho e apreço!

 

Por Conselho Missionário Regional Norte 2