De 16 a 18 de março, a prelazia do Marajó recebeu a Formação sobre a Pastoral de Conjunto do Projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB do Regional Norte 2: “Fermentando a Paz”. Participaram do Encontro a área pastoral composta pelos municípios de Breves, Melgaço, Portel e Bagre.

O projeto é financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade e deseja atender todas as Prelazias e Dioceses distribuídas no Pará e no Amapá, e visa desenvolver um programa de capacitação em “Cultura da Paz” de Pastoral de Conjunto na área de atuação da CNBB Norte 2, contribuindo para gerar a fraternidade, justiça, solidariedade e um estilo de vida que queira a paz como um bem coletivo, além do fortalecendo da atuação da “Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora” (CEPAST) rumo a superação da violência.

Maria İvanilde Silva explica que o projeto oferece esperança de fortalecer a ação conjunta entre as pastorais para que de fato se consolide a Pastoral Orgânica em nossa İgreja, particularmente no Marajó. “Queremos somar como fermento na massa”, afirmou a coordenadora das Pastorais da Prelazia.

Nesta primeira etapa, o Projeto atendeu a região das ilhas, mas chegará às demais regiões da Prelazia. A formação contou com a assessoria do Leigo da Ordem Franciscana Secular, Prof. Francisco Araújo, que atua na CNBB Norte 2 como articulador da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora.  

O evento reuniu 22 lideranças, entre representantes da Pastoral da Terra, Pastoral da Saúde, Cáritas Brasileira, Comissão Justiça e Paz, PASCOM, RCC, Pastoral Familiar, Catequese, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo e do Projeto ARCORES (rede de solidariedade internacional agostiniana recoleta).

Além das lideranças estudarem sobre a Pastoral de Conjunto, o projeto ofereceu uma Cartilha contendo o aprofundamento sobre a CEPAST, a Doutrina Social da Igreja e a Encíclica Evangelii Gaudium. O encontro foi conduzido com a metodologia entre pares e ofereceu momentos recreativos, músicas pastorais e partilha de experiências entre os presentes rumo a superação da violência.

            A organização agradeceu imensamente o empenho de todos os participantes, os quais multiplicarão em suas Paróquias esta experiência da Dimensão Caritativa Socioambiental da Evangelização. E de um modo especial, louvaram a atuação dos bispos Dom Evaristo Spengler e Dom José Luiz Ascona Hermoso, e da coordenação de Pastoral da Prelazia do Marajó, Maria İvanilde, pela dedicação ilibada na construção do Reino. Agradecemos ainda o apoio e a presença dos Frades Agostinianos e dos agentes de pastoral da PASCOM que atuam na TV Nazaré de Breves.